Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando consideramos que o objeto da Contabilidade é o Patrimônio e sua finalidade, conforme define Lima [pic](2008), será a de:
“Assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins”.

Não existe, então, contestação quanto àfinalidade da Contabilidade, que é a de registrar e demonstrar as variações no Sistema Patrimonial – no qual existem bens e direitos delineados e representados – na parte do Ativo, em contrapartida à parte do Passivo, representada pelas obrigações com os credores, e o Patrimônio Líquido, que representa o remanescente, ou seja, a parte que a entidade tem empenhada com os sócios ou acionistas.
“O ativoserá o conjunto de componentes composto de elementos concorrentes à finalidade do sistema, ou seja, a soma de forças motrizes com direção aos fins que explicam a existência do conjunto (...)”

“Os chamados bens incorpóreos ou imateriais não se entendem como bens em si, mas como potenciais ou bens futuros. Os créditos, que se adicionam ao ativo, são bens esperados; os direitos ou as possibilidadesde incorporar bens a dado patrimônio acrescem artificiosamente o volume deste, se considerarmos o patrimônio universal da humanidade.”
O que se pode considerar como patrimônio universal da humanidade senão o Conhecimento? Admitir o Conhecimento como recurso econômico impõe novos paradigmas na forma de valorizar o ser humano e na forma de valorizar uma organização, pois gera benefíciosintangíveis que alteram seu patrimônio.
[pic]

[pic]


[pic]

[pic]

A entidade deve ser entendida como um ente dissociado dos indivíduos ou grupos que detêm o seu controle. Sob esta ótica, o conceito de entidade contábil define a área de interesse de organização, seus atributos e objetivos no contexto global da economia. Dentro de uma visão mais abrangente, atendendo às necessidadesadministrativas internas, pode-se subdividi-la em departamentos ou subsistemas distintos da unidade central, para efeitos de avaliação de desempenho.
O postulado da continuidade está calcado na premissa de que a entidade operará por um longo período (indefinidamente), sendo que este aspecto deve ser considerado na tomada de decisões. Caso alguma ocorrência demonstre uma possível quebra da continuidade daentidade, esta deverá ser observada nos relatórios contábeis.

Princípios
I - O da Entidade.
II - O da Continuidade.
III - O da Oportunidade.
IV - O do Registro pelo Valor Original.
V - O da Competência.
VI - O da Prudência.

Segundo LIMA (2005), o ativo de uma empresa é representado pela parte positiva do patrimônio, composta de bens e direitos, denominada de patrimônio bruto. Ao se falar emativo, temos como primeiro objetivo identificar o conjunto das aplicações em bens e direitos providenciados pelos administradores com os recursos recebidos dos proprietários e de terceiros. Sua estrutura vem retratar todos os registros dos fatos ocorridos no exercício social, normalmente de janeiro a dezembro de cada ano. Podemos, ainda, dividi-lo em dois blocos que chamaremos de circulantes enão-circulantes.
Os atributos básicos da mensuração são:
[pic]objetividade;
[pic]confiabilidade;
[pic]oportunidade;
[pic]precisão;
[pic]exatidão;
[pic]acurácia.

Realizamos uma pesquisa de mercado junto a diversos empresários e verificamos que as características abaixo são imprescindíveis para qualquer bom prestador de serviços:
[pic]Credibilidade
[pic]Confiança
[pic]Transparência[pic]Compromisso
[pic]Pontualidade
[pic]Ética
Chamados também de custos correntes, os custos de reposição representam o modelo de mensuração de ativos que considera a variação do valor de reposição do ativo. Na definição de EDWARDS e BELL (1961), representa o “Custo Corrente de aquisição dos inputs que a firma utilizou para produzir o elemento do ativo”.
MARTINS (1972) substitui o verbo produzir...
tracking img