A influencia do positivismo na historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bruno Miron Aleixo
Segundo semestre História
Ano: 2012
A influência do positivismo na historiografia
O termo positivismo foi empregado pela primeira vez pelo filósofo francêsClaude Saint-Simon, teórico do socialismo utópico, que buscava relacionar o método exato das ciências com a filosofia. Posteriormente, Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 dejaneiro de 1798) que foi secretário de Saint-Simon, utilizou esse termo para formular a sua filosofia.
O positivismo influenciou fortemente a ciência e filosofia dos séculos XIX e inicio doséculo XX, onde recebendo duras criticas da religião e da tradição sociológica e filosófica marxista, e dos liberais.
O positivismo de Comte é considerado uma filosofia, ciência e religião, tendocomo base o conhecimento científico que é a única forma de conhecimento verdadeiro, através de métodos científicos válidos.
A principal contribuição do positivismo para as ciências se encontra naconcepção filosófica do positivismo, que segundo o livro de João Ribeiro ‘’ Como sistema filosófico, busca estabelecer a máxima unidade na explicação de todos os fenômenos universais, estudados sempreocupação alguma das noções metafísicas, consideradas inacessíveis, e pelo emprego exclusivo do método empírico, ou da verificação experimental. ’’ (p.15,16)
Graças as escolas positivistas no século XIX,a história recebe o estatuto de ciência, sua influencia na historiografia se deu na valorização do documento, principalmente o documento oficial, que passou a ser considerado a principal fonte deprova histórica e fidedigna, que levava o historiador a garantia da objetividade que é característico do positivismo.
Nessa perspectiva, cabia ao historiador buscar ao máximo a neutralidade, deixando odocumento ‘’falar por si mesmo’’. O papel do historiador seria apenas extrair as informações dos documentos, evitando dar opiniões ou fazer interpretações que levem a formulações de conceitos...
tracking img