Cantando e aprendendo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alfabetização através da música
Cantando e aprendendo


Profª Juliana Ferreira Costa Rosa




Projeto apresentado a Secretaria de Educação da Prefeitura municipal de Barueri, como requisito do concurso para obtenção do prêmio professor giz de ouro.








Barueri
2012

Agradecimentos

A Deus primeiramente, por me dar sabedoria, paciência e motivação.
Ao meu filho Pedro,fonte de inspiração, que me faz ir além do medo, da insegurança e do cansaço, que me faz refletir numa educação para o futuro.
Aos meus familiares, que me apóiam com palavras motivadoras, e me perdoam pela ausência e ansiedade.
Ás professoras (Lindinalva e Maria José) no trabalho que me ajudam com idéias, atividades e cumplicidade.
Aos alunos e pais de alunos, que assumiram o compromisso decolaborar, dando suporte em casa e na escola sempre que solicitados.
A instituição, gestores, Diretora Simone, Coordenadora Renilda e Lucila, Orientadores Tania e Ricardo, e, todos os funcionários da escola, que de alguma forma colaboraram e acreditaram no andamento do projeto.
A Secretaria da educação de Barueri pela iniciativa de estímulo aos professores da rede Municipal.


Muito obrigada.SITUAÇÃO GERADORA

Através de um diagnóstico inicial, foi verificado que alguns alunos encontravam-se no nível de alfabetização que não correspondia ao ano e aprendizado que deveriam se encontrar. Ou seja, alguns alunos encontravam-se na fase pré-silábica de alfabetização.
De acordo com a fase do desenvolvimento infantil segundo Piaget, alunos do 2º ano e com sete anos de idade,apresentam-se em uma situação transitória entre a Fase Intuitiva e a Operatória Concreta, que corresponderia o desenvolvimento da capacidade simbólica de relacionar palavras, imagens a objetos.
O que normalmente facilita o processo de ensino aprendizagem dos alunos que se encontram nessa fase de alfabetização.



































INTRODUÇÃO

Muitos sãoos questionamentos e discussões a respeito do papel da escola na educação, porém é preciso olhá-la além de somente transmitir conhecimentos aos alunos, podemos prepará-los, de forma construtiva de acordo com a necessidade de cada individuo, compartilhando experiências e tratando o processo de aprendizagem como algo contínuo.
O Projeto Cantando e Aprendendo, tem como objetivo alfabetizar eincentivar através da música, promovendo a conscientização do “ser” no mundo externo e interno, sensibilizando e possibilitando uma amplitude em sua bagagem cultural. Está direcionado aos alunos do 2º ano do ensino fundamental I, da escola EMEF Profº Gilberto Florêncio, no Município de Barueri, através de músicas e atividades diferenciadas, durante o ano letivo de 2012, na busca da motivação einternalização de valores culturais.
Considera-se o tema bastante interessante pela necessidade do ser humano em incutir a música no seu cotidiano, sendo a música a mais antiga e valiosa forma de expressão da humanidade.
Pode-se afirmar que a vivência musical faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito saudável para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas paraoutras informações.
A importância da musica na escola visa tanto a alfabetização, como o despertar da criança pela arte e cultura brasileira, propondo-lhe prazer, socialização, e reconhecimento de qualidade no repertório musical. Ensinar utilizando o lúdico torna delicioso o aprendizado e o trabalho do professor.
Deve-se pensar a escola como um ambiente atrativo para professores, alunos e osprofissionais nela atuantes, para que estes possam se sentir convidados a participar desta atmosfera de conhecimento que dia após dia é construída por professores e alunos, aproveitando o conhecimento prévio que é trazido por todos. É preciso que os docentes reinventem e reencantem a educação, tendo como foco uma visão educacional, usufruindo do conhecimento já construído e produzindo novas...
tracking img