Canonico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Preparação imediata
Nesta preparação, além de se aprofundar a doutrina cristã sobre o matrimônio e a família, com particular referência aos deveres morais, à fidelidadee a indissolubilidade, bem como à tarefa de comunicar a vida e de educar os seus filhos[1], os nubentes devem ser ajudados a tomar parte consciente e ativa na celebraçãonupcial, entendendo também o significado dos gestos e dos textos litúrgicos. Esta preparação deveria ser o remate de uma catequese que ajude os noivos cristãos a percorrer de novo,conscientemente, o seu itinerário sacramental. É importante que eles saibam que se unem em matrimônio enquanto batizados em Cristo, que na sua vida familiar se devem comportar emsintonia com o Espírito Santo. Convém, portanto, que os futuros esposos se disponham para a celebração do matrimônio para que ela seja válida, digna e frutuosa,recebendo o sacramento da Penitência[2]. A preparação imediata é uma ocasião propícia para se iniciar uma pastoral matrimonial e familiar ininterrupta. Deste ponto de vista, épreciso procurar que os esposos conheçam a sua missão na Igreja. Nisto podem ser ajudados pela riqueza que oferecem os diversos movimentos familiares, a cultivar a espiritualidadeconjugal e familiar e o modo de realizar a sua tarefa na família, na Igreja[3] e na sociedade.

-----------------------
[1] CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretóriode pastoral familiar. Texto aprovado pela 42ª Assembléia Geral. São Paulo: Paulinas, 2005. (Documentos da CNBB, 79). nº 271.
[2] CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo:Loyola, 1993, n. 1622. [ed. revisada de acordo com o texto oficial em latim].
[3] AUDET, Jean, Paul. Casamento no serviço pastoral da Igreja. Lisboa: Ed. Morais, 1967, p. 94-124.
tracking img