Candomble

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro


CRE1100 – O Humano e o Fenômeno Religioso
Prof. Marivani de Oliveira Aquino Pereira






CANDOMBLÉ









Rio de Janeiro, junho de 2009


1. Introdução

Do ponto de vista histórico, a África é o campo de origem e o Brasil, o campo de desenvolvimento das religiões afro-brasileiras. O candomblé é uma das muitasreligiões vinda da África. Essas religiões têm algumas características em comum, e algumas delas são: A religião diz respeito mais à sociedade que ao indivíduo; A religião abrange o todo e tudo tem um sentido dentro dela; A fé num ser supremo (Deus), que é caracterizado de formas muito diversas; A crença numa existência após a morte e, ligado a isso, o culto aos mortos, e; A crença na existência deespíritos.

Não se sabe exatamente quando começou as práticas de tradições religiosas africanas no Brasil. Se sabe que os escravos, assim que chegaram no Brasil, tentaram continuar com suas culturas, logo, também tentaram continuar com suas religiões. Quais religiões que foram praticadas assim que os escravos aqui chegaram, também é desconhecido.

As culturas africanas no Brasil não mais eramculturas de uma sociedade como um todo. Elas eram agora culturas exclusivas de uma determinada classe social, culturas de um grupo dentro da sociedade brasileira. De cultura da totalidade na África, eles passaram agora a cultura da parcialidade no Brasil, e nesse processo perdeu-se um aspecto muito importante para quase todas as religiões originárias da África: a ligação com o grupo étnico.

Osinal mais marcante do sincretismo das religiões e cultos afro-brasileiros é a presença de santos católicos nessas religiões. O altar repleto de imagens de santos católicos pode ser encontrado em quase todos os terreiros. O sincretismo entre religiões africanas e o cristianismo começou na África, inclusive antes mesmo da escravização. O desenvolvimento desse sincretismo não foi uma rua de mão única,ou seja, não foi só a cultura africana que recebeu influência do cristianismo, a fé católica também também foi enriquecida por influências africanas (principalmente a nível de catolicismo popular). Como os negros precisavam esconder sua religião dos brancos, eles começaram a usar santos católicos para disfarçarem seus Orixás, ou seja, os santos católicos eram como máscaras para os Orixás. Aconsequência disso era não apenas a proteção dos Orixás, mas também uma proteção para seus cultuadores, que eram mais respeitados perante a sociedade (inclusive a branca). Esse foi um dos hábitos que fez com que a cultura católica começasse a penetrar na cultura afro-brasileira e deu início a um mecanismo de assimilação e correspondência entre Orixás e santos católicos.

A história da formação dasreligiões afro-brasileiras transcorreu de forma diversa nas diferentes regiões do Brasil. Esta diversidade se deve a muitos fatores: a presença de diversas tradições religiosas africanas; as condições sob as quais estas tradições foram preservadas não foram as mesmas; as religiões com as quais elas se encontraram, portarem-se de forma diversificada, etc. Todos esses fatores tiveram como consequênciaa formação de diversas sínteses religiosas, de modo que se custuma falar no plural em religiões ou cultos afro-brasileiros.

Na época do Brasil Colonial, se viu necessário a importação de escravos. A maior parte desses escravos foram os Yoruba. Com a chegada dos escravos Yoruba e sua cultura, chegava também sua religião, a religião dos Orixás. Esta foi a religião que mais influenciou a formaçãodas religiões afro-brasileiras. A religião nascida dos Yoruba é hoje conhecida em pernambuco sob o nome de Xangô e na Bahia sob o nome de Candomblé. A atual organização do Candomblé da Bahia teve seus inícios no começo do sec. XIX. O mais antigo testemunho do uso da palavra Candomblé é de 1826.



2. Os dois nível de existência, o Olorum e as três forças.

2.1. Aiye e Orum: os...
tracking img