CANDOMBLÉ

746 palavras 3 páginas
CANDOMBLÉ CONTEXTO HISTÓRICO
ORIGEM
Como quase todos aqui sabem o candomblé é uma religião originária da África, trazida ao Brasil pelos negros escravizados na época da colonização brasileira. A Presença da religiões africanas é uma conseqüência imprevista do tráfico dos escravos, que determinou a influência de cativos Gegês e Nagôs (Daomeanos e Yorubás) desembarcados principalmente na Bahia e Pernambuco. A Religião foi tolerada porque os senhores julgavam as danças e os batuques simples divertimentos de negros nostálgicos, úteis para que eles guardassem a lembrança de suas origens.
CHEGADA DO CANDOMBLÉ NO BRASIL
O candomblé se difundiu no Brasil no século passado,com a migração de africanos com o escravos para os senhores de terra.A população escrava do Brasil consistia quase totalmente de negros de Angola.No momento da chegada dos nagôs,um século e meio de escravidão havia passado,destribalizando o negro e apagando seus costumes,crenças e sua língua nacional. Mas o elemento africano resistiu e criou uma forma de cultuar seus deuses através do sincretismo com os santos católicos.A Igreja católica por sua vez estava cansada do esforço despendido na criação de irmandade de negros como tentativa de anular toda sua cultura, mas todos os meses novas levas de escravos, adeptos ao culto aos orixás, desembarcavam na Bahia.
PRIMEIRO TEMPLO DE CANDOMBLÉ NA BAHIA
Por volta de 1830 três negras conseguiram fundar o primeiro templo de sua religião na Bahia, conhecida como Ylê Yá nassó, casa de mãe nassó. ( Nassó seria o título de princesa de uma cidade natal da costa da África. Esta seria a primeira a resistir as opressões católicas,desta se originam mais três que sobrevivem até hoje e que fazem parte do grande Candomblé da Bahia, sendo elas: O Engenho velho ou Casa Branca, Gantóis,cuja ilustre dirigente foi mãe menininha do gantóis (falecida em 1986) e do alaketu. Hoje há quatro tipos de Candomblé ou Candomblé de quatro nações : Kêtu (povo nagô) Jêje(povo nagô, mas

Relacionados

  • candomblé
    6273 palavras | 26 páginas
  • Religiões afro
    12557 palavras | 51 páginas
  • Manual de Apologética
    98359 palavras | 394 páginas