Cancer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como se adquire um câncer, suas principais causas.
]
Índice
Introdução
O que é Câncer?
Como se "pega" o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente?
Como evitar o câncer?
 Cigarro
 Bebida
 Sol
 Dieta
 Produtos químicos
 Sexo
Quais são os principais tipos de câncer?
Quais são os cânceres mais letais?


O que é Câncer?
A palavra câncer tem origem no latim, cujosignificado é caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.
Esta doença tem um período de evolução duradouro, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir até ser descoberta. Atualmente, foram identificados mais de cem tipos desta doença, sendo que a maioria tem cura (benignos), desde que identificados numestágio inicial e tratados de forma correta.
Câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células, o que leva à formação de um tecido anormal: o tumor. Quando há disseminação de células cancerosas para outras regiões do corpo e formação de tumores secundários, trata-se de uma metástase.
Em um organismo saudável, háequilíbrio entre o número de células mortas (por morte celular programada, doenças ou lesões) e a proliferação de novas células. Isso garante a integridade de tecidos e órgãos. Entretanto, mutações no DNA – alterações no código genético que “dita” as regras do corpo – podem perturbar os processos, fazendo com que células não morram no tempo certo, levando à formação de tumores benignos (que não seespalham) e malignos (câncer). Alguns tipos de câncer, como a leucemia, não formam tumores.
A formação do câncer pode ser induzida por fatores internos (herança genética) ou externos (exposição a agentes cancerígenos, hábitos alimentares, entre outros) ou por ambos simultaneamente.
A menor parte dos casos é relacionada a influências genéticas, que tornam o organismo incapaz de se defender de umaameaça. Na maioria das vezes, a doença está associada a fatores ambientais, como o tabagismo, exposição prolongada e frequente aos raios solares e a infecções virais.
O processo de carcinogênese, ou desenvolvimento do câncer, ocorre lentamente. No primeiro estágio, células sofrem o efeito de agentes cancerígenos que alteram seus genes. No estágio de promoção, elas são transformadas em células cancerosasapós o contínuo e longo contato com o agente cancerígeno. No estágio final, o estágio da progressão, ocorre à multiplicação celular descontrolada e irreversível. É quando surgem os primeiros sintomas.
Como se "pega" o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente?
Câncer não se "pega" como uma doença contagiosa. Nenhuma forma humana de câncer é adquirida pelo contato inter-humano. Pegar namão, beijar, abraçar, ter relação sexual, usar o mesmo banheiro, dormir na mesma cama, compartilhar louças, talheres e roupas, nada disso tem a ver com o câncer. Câncer não é contagioso!
De acordo com o médico Lísias Nogueira Castilho, autor do livro "Doutor, é câncer?", da Ed. UP, mesmo parecendo óbvio para alguns, muitas pessoas, mesmo instruídas, acreditam que o câncer, de algum modo misterioso,pode "pegar". "A causa básica desses fenômenos sociais é a ignorância. Câncer não é contagioso, ninguém ‘pega' câncer de outra pessoa. Repetir isso nunca é demais", afirma.
O câncer é uma doença que aparece em todas as idades, até em recém-nascidos, mas atinge preferencialmente as pessoas da meia idade para frente. "O câncer guarda uma relação direta com o envelhecimento - quanto mais velho oindivíduo, maior a possibilidade de surgir um câncer", alerta. "A razão deste fenômeno está esclarecida, embora ainda não superada. O sistema imunológico do ser humano, que é um sistema de defesas muito complexo, que defende o organismo contra infecções e os cânceres, perde a eficácia com o envelhecimento e dá uns ‘cochilos'. Num desses ‘cochilos', um grupo de células cancerosas pode se...
tracking img