Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE – FAINOR
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


DILNEY LEAL
HUDSON OLIVEIRA
FABIULA TAVARES
CARLYLE FERRAZ
ERIVELTON BATISTA
FLORISVALDO
MATEUS BARRETO



PASSIVO E SUA MENSURAÇÃO











VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
2012

DILNEY LEAL
HUDSON OLIVEIRA
FABIULA TAVARES
CARLYLE FERRAZ
ERIVELTON BATISTA
FLORISVALDO
MATEUS BARRETOPASSIVO E SUA MENSURAÇÃO

Trabalho elaborado para a disciplina Teoria da Contabilidade do Curso de Ciências Contábeis, como requisito para avaliação do 6º Semestre da matéria na Fainor.

Professor: Flávio José Dantas da Silva











VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
2012
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa esclarecer as seguintes nuances: primeiramente destacar o passivo e a suamensuração, e esta análise será feita através de definições e conceitos, observando que o passivo compreende as obrigações de pagar, ou seja as quantias que a empresa deve a terceiros.
Observando que depois de analisar a sua conceituação, será observada que o passivo faz parte do balanço patrimonial e será observada as características dos passivos, a sua mensuração, reconhecimento e registro epor fim observar a sua classificação, avaliação e liquidação de passivos.
Por conseguinte buscou-se ainda salientar a questão do passivo destacando dentro deste tema as premissas que assim delimitam esta temática.
Sendo assim a importância deste trabalho é destacável devido a importância do tema onde estuda-se o passivo e a sua mensuração buscando os subsídios suficientes para a aplicação doconhecimento nesta seara.
Desse modo, por meio de uma análise do ponto de vista empírico e literaturas da área de Contábeis, foi possível concluir que os enunciados constantes no presente trabalho servem de apoio e ferramenta a mais para o enfrentamento da questão, além de contribuir para maiores esclarecimentos dos leitores. A pesquisa utilizada para a abordagem do assunto alvo deste trabalho seperfaz no uso de material colhido da Internet, pesquisa bibliográfica, leitura de periódicos e de artigos digitalizados.








2 O PASSIVO E SUA MENSURAÇÃO

2.1 DEFINIÇÕES E CONCEITOS

O passivo, na Contabilidade engloba as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros, situando-se nas dividas, obrigações de pagar, e as dívidas que contraiu. Salientando ainda que umaobrigação que a empresa tenha para com outrem é conhecido como passivo exigível. São exemplos mais comuns de passivo: salários, duplicatas e alugueis a serem pagos, encargos sociais, juros e impostos devidos pela empresa (ASSAF NETO, 2002).
O FASB, Financial Accounting Standards Board definiu passivo como:
Sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos decorrentes de obrigaçõespresentes de uma dada entidade, quanto a transferência de ativos ou prestação de serviços a outras entidades no futuro, em consequência de transações ou eventos passados(1993,p.65).

Kam (1996, p.97) diz que esta definição é redundante pois para ele “ sacrifícios futuros de benefícios econômicos tem o mesmo significado de transferência de ativos ou prestação de serviços a outras entidades no futuro”.Notando que o passivo compreende as obrigações de pagar, ou seja as quantias que a empresa deve a terceiros. Vale ser destacado que o tema deste trabalho é o passivo e a sua mensuração, logo, para isso vale definir ainda o que vem a ser este conceito de mensuração e definir a mensuração do passivo (IUDÍCIBUS, 2010).
Notando que mensurar, para a contabilidade “é atribuir valores a objetos oueventos, observando regras, especificando-se a propriedade a ser mensurada, a escala a ser usada, e a dimensão da unidade de medida”. Na Contabilidade o termo mensurar está diretamente ligado ao processo de atribuir valores econômicos a objetos ou eventos associados às atividades de uma empresa. (HENDRIKSEN; BREDA, 2000).
Mensurar contabilmente significa quantificar economicamente os ativos e...
tracking img