Cancer do colo do utero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Câncer do Colo do Útero

O câncer do colo do útero é a consequência do aparecimento de células anormais que adquirem a capacidade de se dividir e invadir outros tecidos. Inicia-se no colouterino da mulher, que é a parte do útero que fica no fundo da vagina.
O câncer de colo de útero é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a 24% de todos oscânceres, em média.
Mais de 90% dos casos de câncer do colo uterino são causados pela infecção por HPV. Dentre os diversos tipos de HPV, o HPV16 e 18 são os que mais frequente causam câncer.

SintomasCom a progressão e crescimento do tumor, podem ocorrer os seguintes sintomas:

Corrimento vaginal anormal;
Sangramento vaginal após a menopausa;
Sangramento ou dor durante a relação sexual;Sangramento vaginal entre os períodos menstruais.

Diagnóstico

Anamnese

Deve ser dirigida principalmente aos fatores de risco e aos sinais e sintomas relacionados ao câncer.


Exame físicoDeve incluir palpação do fígado, regiões supraclaviculares e inguinais para excluir metástases quando se estiver diante de doença localmente avançada.


Exame especular

Pode mostrar lesãoexofítica, endofítica, ulcerativa ou polipóide, porém, se o tumor se origina do epitélio glandular no canal cervical, a ectocérvice pode parecer macroscopicamente normal. O tamanho da cérvice é melhordeterminado pelo toque retal, o qual também é necessário para detecção da extensão da doença ao paramétrio.

Citologia oncótica

É o principal método de rastreamento do câncer cervical, embora o tecidonecrótico, sangramento e células inflamatórias possam prejudicar a visualização de células neoplásicas. A taxa de falso negativo da citologia pode ultrapassar 50%. Assim, um esfregaço negativo em umapaciente sintomática nunca deve ser considerado como resultado definitivo.


Colposcopia e biópsia dirigida

São etapas fundamentais na propedêutica do carcinoma invasor inicial do colo...
tracking img