Cancer de prostata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÂO
O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade , Com o progresso da medicina e de outras áreas que interferem com a saúde , espera –se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquelas .Conclui –se , portanto, que mais casos de CP serão diagnosticados .Atualmente , existem no paísdiversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer)

A prostata é um orgão do sistema reprodutor masculino que ajuda a produzir e armazenar fluido seminal .Nos homens adultos , a prostata normal possui cerca de 3 centimetros de comprimento e pesa cerca de vinte gramas .Está localizada na pelve , abaixo da bexiga e na frente do reto. A prostata envolve parteda uretra , o ducto que carrega a urina da bexiga durante o ato de urinar e carrega o sêmem durante a ejaculação . Devido a sua localização , as doenças da prostata geralmente afetam o controle urinario , ejaculação e raramente a defecação . A prostata contem pequenas glândulas que produzem cerca de vinte por cento (20%) do fluido que constitui o sêmem . No câncer de prostata , estas célulassofrem mutações e se transformam em células cancerosas.

FISIOLOGIA

As glândulas da prostata necessitam de hormônios masculinos , conhecidos como andrógenos , para funcionar corretamente .Os andrógenos incluem a testosterona , que é produzida nos testículos, a dehidroepiandrosterona , produzida nas supras renais e a dihidrotestosterona , que é convertida a partir da testosterona no interiorda prostata , Os andrógenos também são responsáveis pelas características sexuais secundárias dos homens , como os pêlos da face e uma massa muscular aumentada

Quando as células normais são danificadas , elas são eliminadas por apoptose .As células cancerosas evitam a apoptose e continuam a se multiplicar de maneira descontrolada

O câncer de prostata é classificado comoum adenocarcinoma , ou câncer glandular , que inicia quando as celulas glandulares secretoras de sêmem da próstata sofrem mutações e se transformam em células cancerosas .A região da prostata em que o adenocarcinoma é mais comum é a zona periférica . Inicialmente , pequenos agrupamentos de células cancerosas se mantém confinados às glândulas prostáticas normais , uma condição conhecida comocarcinoma in situ ou neoplasia intraepitelial prostático (NIP ou PIN) .Embora não haja prova de que a NIP seja uma precusora do câncer , ela está intimamente relacionada ao câncer .

COMPLICAÇÕES
Ao longo do tempo estas células cancerosas começam a se multiplicar e se espalhar para o tecido prostático circulante ( o estoma ) formando um tumor . Finalmente , o tumor por crescer ao ponto de invadirórgãos próximos a ele , como as visiculas seminais ou o reto ,As celulas ainda podem desenvolver a habilidade de viajar através da corrente sanguínea e sistema linfático . O câncer de próstata é considerado um tumor malígno porque é uma massa de células que pode invadir outras partes do corpo .
Esta invasão de órgãos é chamado de metástase . O câncer de próstata geramente gera metástase nos ossos,nos linfáticos, no reto e bexiga urinaria .





As vezes ,entretanto, o câncer de próstata causa sintomas semelhantes aos da hiperplasia prostática benigna .Estes sintomas incluem polaciúria, urinar mais à noite, dificuldade em iniciar e manter um jato continuo de urina, sangue na urina e ato de urinar doloroso. O câncer de próstata pode tambémcausar problemas com a função sexual, como dificuldade em atingir uma ereção ou ejaculação dolorosa. O câncer avançado pode causar sintomas à medida que a doença se espalha para outras partes do corpo.
O sintoma mais comum é dor óssea, geralmente nas vértebras (ossos da coluna ) , pelve ou costelas , do câncer que se espalhou para estes ossos . O câncer de próstata na coluna pode também...
tracking img