Cancer de prostata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ENFERMAGEM

LEVANTAMETENTO BIBLIOGRÁFICO: A Importância dos exames de Toque retal e PSA no diagnóstico do Câncer de Próstata.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO: A Importância dos exames de Toque retal e PSA no diagnóstico do Câncer de Próstata.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVO 6
2.1 Objetivo Geral 6
2.2 Objetivos específicos 6
3. JUSTIFICATIVA 7
4. FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA 8
5 METODOLOGIA 10
5.1 Tipos de estudo 10
5.2 Produção do artigo 10
6. CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

RESUMO
Aspira-se desenvolver um artigo científico que sirva de acervo bibliográfico acadêmico para futuros trabalhos que contemple este tema. É notório que a morte por câncer, principalmente o câncer de próstata tem preocupado muito o Estado e a sociedade em geral.Pode-se destacar que um dos entraves que permeiam esta situação é a falta de informação no que diz respeito ao exame do toque retal e PSA. Eles serão o fio condutor para elaboração do trabalho de conclusão de curso, partindo principalmente da importância dos mesmos para o diagnóstico do câncer de próstata.

Palavras-chave: Câncer de próstata, exame do toque retal, PSA.

1- INTRODUÇÃO

Aolongo do tempo percebe-se que o índice de mortalidade com relação ao câncer de próstata vem aumentando e a principal causa desse ocorrido é falta de informação, preconceito e diagnóstico tardio. O exame do toque retal é primordial para constatar antecipadamente se o indivíduo possui o câncer, uma vez descoberto é possível um tratamento conciso e eficaz. (VIEIRA et al., 2012)
A realização doexame, principalmente do toque retal e o PSA é de fundamental importância no que tange à prevenção e diagnóstico do tão difundido câncer de próstata. Segundo o INCA, no Brasil no ano de 2012, estimam-se 60.180 casos novos de câncer de próstata isso corresponde a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens.
O câncer da próstata esta associados com alguns sintomas como: jato urináriocada vez mais fraco, dificuldade ou demora para iniciar micção, necessidade frequente de urinar entre outros que aparece quando em estagio avançado da doença (ROCHA, 2000)

2. OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
Realizar um levantamento bibliográfico a respeito da importância do exame toque retal e PSA de homens de 45 a 70 anos, enfatizando o diagnóstico tardio como a principal causa do aumento demortalidade.
2.2 Objetivos específicos
* Efetuar levantamento em relação ao diagnostico tardio do câncer de próstata.
* Fazer levantamento sobre a morte de homens sem informações no que se refere à doença câncer de próstata.
* Avaliar qual a frequência com que os homens buscam se submeter a exames de toque retal e PSA, baseando-se principalmente na idade e classe social.
* Elaborar um artigocientífico seguindo as normas de Vancouver.

3. JUSTIFICATIVA

O câncer de próstata é um dos grandes problemas que assola o meio masculino nos últimos anos, a historicidade da doença é algo que deve ser divulgado para sociedade. Partindo desse pressuposto tem-se a necessidade de fazer um levantamento bibliográfico a respeito de algumas causas que são taxadas como vilãs e que corroboram com oalto índice de mortalidade.
Tem-se observado que o exame tardio e até mesmo o preconceito do homem com relação ao toque retal é um entrave para constatação antecipada do câncer, pois é sabido que esse exame juntamente com a dosagem de uma proteína do sangue PSA (Antígeno prostático especifico), por meio de exame de sangue, sugerem se há a necessidade ou não de realizar outros exames, e isso é defundamental importância no diagnóstico do câncer de próstata.
A iniciativa de obter dados concisos a respeito da temática será de grande valia para o meio acadêmico e também para sociedade, de uma vez, que a conscientização ocorre, mas, a passos lentos. Esses dados serão basicamente buscados através de artigos científicos, dissertações e teses, além de outras fontes bibliográficas que se...
tracking img