Cancer de prostata

Doença
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão ,,muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente doreto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberadodurante o ato sexual.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Fatores de risco
Histórico na família
Mais de 40 anos

 
Sinais e sintomas
* Micçãofrequente (aumento da frequência urinária).
* Fluxo urinário fraco ou interrompido.
* Sangue na urina.
* Vontade de urinar frequentemente à noite.
* Sangue no líquido seminal.
* Dor ou ardordurante a micção.
Alguns cânceres de próstata em estágio avançado podem causar alterações no fluxo urinário, às vezes podendo ocorrer complicações renais devido à obstrução. Mas doenças benignas dapróstata, como hiperplasia prostática também causam os mesmos sintomas. O câncer de próstata, em sua fase inicial, geralmente não apresenta sintomas. Em uma fase mais avançada, poderá começar a obstruira saída de urina manifestando alguns sintomas como, por exemplo, sensação de queimação da uretra ou dor na região entre o ânus e o escroto, seguida ou não de febre e mal-estar.
O câncer de próstata,em sua fase inicial, geralmente não apresenta sintomas. Em uma fase mais avançada, poderá começar a obstruir a saída de urina manifestando alguns sintomas como, por exemplo, sensação de queimação dauretra ou dor na região entre o ânus e o escroto, seguida ou não de febre e mal-estar.
Valores de incidência
Estimativa de novos casos: 60.180 (2012)

Número de mortes: 12.778 (2010)
 

Sudeste...