Cananeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Bacharelado em Administração com linha de formação específica em Gestão Ambiental

Brunno
CANANÉA – EMPREENDEDORISMO E OPORTUNIDADE



São Paulo
2012

Sumário

1. Introdução 3
2. Caracterização do município 3
3. Mercado e oportunidades 4
4. Plano de negócios 6
5. conclusão 76. referencias 9

1.Introdução:
Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as possíveis oportunidades do município de Cananéia.

2. Caracterização do Município:
Cananéia está localizada na região chamada Lagamar. O Lagamar reconhecido como um dos cinco maiores viveiros de espécies marinhas do mundo, oComplexo Estuarino Lagunar, ou simplemente, Lagamar começa na Estação Ecológica Juréia-Itatins, no sul paulista e segue até Paranaguá no Paraná. São 200 Km de extensão no litoral somando 5800 km2 de área total, composta por conjuntos de lagunas, braços de mar, baias, estuários, ilhas e morros isolados, com praias, restingas e florestas ainda bem conservadas e grande diversidade animal e vegetal.Só estas credenciais já somam motivos de sobra para visitar a região, mas acrecente-se ainda a possibilidade de contato com comunidades tradicionais como remanescentes de quilombolas e caiçaras com seu modo de vida integrado à natureza; a riqueza das manifestações populares como o Fandango; a criatividade e beleza do artesanato feito com materiais naturais como barro, caixeta, taquara; e umaculinária apetitosa à base de peixes, banana e mandioca(abundantes na região). Tudo isto associado a monumentos históricos e resquícios pré-históricos de grande valor.

A partir de Cananéia, você pode visitar também a praia do Boqueirão Sul, no município de Ilha Comprida, bastando atravessar de balsa. Conheça a fantástica História de Cananéia, a primeira cidade fundada no Brasil, suas lendas, fauna,flora, festas, culinária e, sobretudo, as melhores e mais saborosas ostras mundo. 
Hoje Cananéia tem no turismo e na pesca suas principais atividades e se destaca por dentro dos seus limites seis importantes unidades de conservação ambiental, além de ser um importante núcleo urbano tombado como Patrimônio Histórico pelo CONDEPHAAT, onde se preserva um Patrimônio de valor incalculável, visto atravésdos casarões restaurados e ruínas conservadas, marco junto ao descobrimento do Brasil.

Fonte: Cananeia.net

Relevo e hidrografia

Imagem de satélite da região de Cananéia.

O relevo do município de Cananéia é predominantemente plano, sendo que a oeste já há domínio das montanhas da Serra do Mar, que forma uma faixa de terrenos acidentados, interposta entre a planície e o planalto.Transforma-se numa sucessão de estreitos vales e cristas montanhosas, resultantes do trabalho de erosão do rio Ribeira do Iguape e seus tributários sobre as rochas menos resistentes dessa porção do planalto. Já a planície litorânea, que estreita-se entre a Serra do Mar e o oceano, é constituída de baixadas fluvio-marinhas recentes, resultantes da colmatagem (aterramento) de antigos golfões. O territóriodo município é formado por várias ilhas, sendo as principais: de Cananéia (sede) Cardoso, Bom Abrigo, Filhote, Cambriú, Castilho, Figueira, Casca e Pai do Mato.
Parte relevante da hidrografia da cidade é conservada no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, sendo que a maior parte deles possui mata ciliar, sendo cercados pela floresta tropical nativa. Os manguezais também são protegidos efrequentemente estudados, a fim de analisar e preservar a fauna e flora local.

Clima
O clima cananiense é caracterizado, segundo o IBGE, como subtropical subquente super-úmido (tipo Cfa segundo Köppen), tendo temperatura média anual de 19,9  °C, com temperaturas amenas e chuvas constantes durante todo o ano.[22][23] O mês mais quente, janeiro, tem temperatura média de 23,8 °C, sendo a média máxima...
tracking img