Campo de papoulas - claude monet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Baseando-se na metodologia de estudo da pintura Olhando Imagens, desenvolva uma análise detalhada de outra obra do pintor Claude Monet. A análise da pintura deve ser constituída por açõesinvestigativas em busca de respostas às indagações do sujeito (você analista) nas interações com o objeto artístico e cultural (a pintura) e, ainda, deve ser ampliada com pesquisas sobre a pinturaimpressionista.

[pic]
Claude Monet. Campo de Papoulas em Argenteuil, 1873. Óleo sobre tela, 50 cm X 65 cm. Museu d'Orsay. Paris, França.

Descrever – o que vemos?
Vemos a figura de uma mulher euma criança caminhando em um campo de flores vermelhas. A mulher está com uma roupa escura e tem nas mãos uma sombrinha e na cabeça ela usa um chapéu, a criança está com roupas mais claras e pareceter algo nas mãos. A paisagem é bem bonita, vê-se uma casa grande bem ao fundo que está separada do campo onde se tem as flores por árvores grandes alinhadas. A plantação de flores é bem verdinha eparece ser bem saudável. A mulher parece estar bem à vontade e contente com o passeio, ela parece flutuar por entre as flores. A cena acontece durante o dia e o céu não parece ser de verão, apesar deter sol o céu está repleto de nuvens, creio que seja uma tarde de primavera européia. Possui traços de que há a ação do vento, pois há movimento nas plantas e nas copas das árvores.
Analisar – comovemos?
Vemos cores bastante fortes e contrastantes, dando volumes às imagens que necessitam como as árvores, as flores, a roupa da mulher e da criança, a sombrinha e os rostos. Tem bastanteluminosidade, dando a sensação de frescor às plantas e de movimento ao céu. As nuances das cores utilizadas na imagem, como as do campo de flores e a do céu dão a sensação de leveza e dinamicidade aobra. O artista usa diferentes tipos de pinceladas para demonstrar as idéias que quer passar na obra, deixa também marcas do pincel, que confere a obra volume por meio das cores diferenciadas. A cor...
tracking img