Unesp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto

Utilizando a pinça, retirou-se a lamínula da placa de microcultivo e depositou-se,com a face onde cresceram as colônias de fungos, sobre a gota de lactofenol azulalgodão.

Retirou-se oquadrado de Agar Sabouraud da placa de microcultivo, com umapinça, que foi desprezada num recipiente.

Colocou-se 2 gotas de lactofenol azul algodão sobre a lâmina de vidro ondeestava o quadrado deAgar Sabouraud e cobriu-se com lamínula.

Teve-se então, duas lâminas com as colônias crescidas.
Resultados
Foram observados após a coloração, alguns conidióforos em sua forma intacta,devido àtécnica utilizada, e alguns microgonídios espalhados entre eles.
Figura 9:
Aspergilus
sp. e microconídeos encontrados na cultura de fungos.
Conclusão
O objetivo da aula foi atingidosatisfatoriamente, visto que foram observados quasetodos os fungos esperados. Além das culturas oferecidas pelo laboratório demicrobiologia, foram coletados alguns fungos na residência de alguns alunos numaplaca dePetri com Agar nutritivo devidamente esterilizado.
9. Relatório n°. 8 Início da contagem dos microrganismos do solo
26

Introdução
O solo é um dos maiores reservatórios de microrganismos doplaneta. Um hectare desolo pode conter até 4 T de microrganismos. Isso se deve ao fato de que todos osdejetos de animais e matéria orgânica de animais mortos acabam parando no solo,oferecendo desse jeito umbanquete de nutrientes para os microrganismos.A quantidade e os tipos de microrganismos presentes no solo dependem de fatoresambientais tais como, a quantidade de nutrientes, umidade, grau deaeração,temperatura, pH, adubação e matéria orgânica.Devido a essa hiper população dos microrganismos no solo, a maneira mais viável defazer a sua contagem, é fazendo diluições sucessíveis de uma amostraconcentrada.Esta aula pratica tem como objetivo determinar o numero mais viável do total debactérias e fungos presentes numa amostra de solo.
Desenvolvimento- Material Utilizado
– –Tubo de ensaio...
tracking img