Camomila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As plantas medicinais vêm sendo usadas pelo homem ao longo de toda a humanidade no tratamento e cura de doenças. É uma prática que nasceu na pré-história, quando, a partir daobservação do comportamento dos animais na cura de suas feridas e doenças, os homens descobriram as propriedades curativas das plantas e começaram a usá-las e levando ao acúmulode conhecimentos que foram passados de geração em geração (FERRO, 2006).
Matricaria recutita L., conhecida popularmente como camomila, é uma planta herbácea, anual e aromática.Nativa do norte da Europa e nos centros dos países europeus. (FRANKE; SCHILCHER, 2005). Pertence à família Asteraceae e é considerada uma das plantas mais usadas no mundo pelaindústria de medicamentos, cosméticos e alimentos (COSTA, 2001).
No Brasil ela foi introduzida pelos europeus há mais de 100 anos. Atualmente é a planta medicinal com maiorárea de cultivo e com maior envolvimento de pequenos produtores rurais (RAMOS et al., 2004).
O presente trabalho teve como objetivo discutir a importância da ação anti-inflamatóriada Matricaria recutita L.
A camomila tem de 20 a 50 cm de altura e possuí um caule ereto, folhas estreitas e bastante divididas, possui minúsculas flores amarelas divididasem centrais e marginais. As flores centrais têm como características serem hermafroditas e tem sua corola tubulosa e amarela, já as flores marginais são femininas e possuemcorola ligulada e branca.
A partir de seus frutos secos, ou seja, das sementes, pode-se extrair um óleo rico em ácidos graxos, sendo uma matéria prima muito útil na dermo-farmácia.Esses óleos essenciais são usados em pomadas, em cremes e em farmácias de manipulação para a cicatrização da pele, alívio da inflamação das gengivas, anti-inflamatório
tracking img