Caminhos que facilitam a aprendizagem 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Caminhos que facilitam a aprendizagem
De tudo, de qualquer situação, leitura ou pessoa podemos extrair alguma informação ou experiência que nos pode ajudar a ampliar o nosso conhecimento.Um dosgrandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez maisabrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial.
Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos, quando relacionamos, estabelecemos, vínculos, laços, entre o queestava solto, caótico, disperso, interagindo-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido. Quando interagimos com os outros e o mundo e depois, quando interiorizamos, quandonos voltamos para dentro, fazendo nossa própria síntese, nosso reencontro do mundo exterior com a nossa reelaboração pessoal. Aprendemos mais quando conseguimos juntar todos os fatores: interesse,motivação, hábitos que facilitam o processo de aprendizagem, prazer no que estudamos e na forma de fazê-lo.
Conhecimento pela comunicação e pela interiorização
O conhecimento se dá fundamentalmente noprocesso de interação, de comunicação. Conhecer é relacionar, integrar, contextualizar, fazer nosso o que vem de fora. Pela interação entramos em contato com tudo o que nos rodeia; captamosmensagens, revelamo-nos e ampliamos a percepção externa. Mas a compreensão só se completa com a interiorização, com o processo de sítese pessoal, de reelaboração de tudo o que captamos por meio da interação.A sociedade, principalmente os meios de comunicação puxa-nos em direção ao externo e não há a mesma preocupação em equilibrar a saída para o mundo com a interiorização e o ambiente de calma,meditação e paz, necessários para nos reecontrarmos, para nos aceitarmos, para elaborarmos novas sínteses. Os processos dependem profundamente do social, do ambiente cultural onde vivemos, dos grupos com os...
tracking img