Camada de ozonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
lEIdIANE N 26 |
CAMADA DE OZÔNIO |
Química Ambiental – Prof. Marcelo |
|
|
|

Camada de Ozônio, sua importância e sua destruição |

CAMADA DE OZONIO



Sumário

Introdução3
Formação do Ozônio4
A Importância da Camada de Ozônio e sua destruição4
A Reação7
Porque há um buraco na camada de ozonio da Antartida, onde a poluição e menor? 8
Bibliografia14INTRODUÇÃO

A camada de ozônio é uma capa de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, radiações que causam doenças aos homens, além disso, provocam diminuição da velocidade da fotossíntese dos vegetais e são perigosos para os animais e para o plâncton marinho, à medida que interfere em seus mecanismos de reprodução,
Os maiores vilões da camada de ozônio são os gasesclorofluorocarbonetos (CFC), para além de outros produtos químicos produzidos pelo homem que são bastante estáveis e contêm elementos de cloro ou bromo, como o brometo de metilo, são os grandes responsáveis pela destruição da camada de ozônio, essa destruição já causa ao meio-ambiente

CAMADA DE OZONIO

Formação do ozônio
A camada de ozônio forma-se e destrói-se por fenómenos naturais, mantendo umequilíbrio dinâmico, não tendo sempre a mesma espessura. A espessura da camada pode assim alterar-se naturalmente ao longo das estações do ano e até de ano para ano. Mas nem sempre a destruição da camada ocorre por motivos naturais. Sobre a formação, o ozono estratosférico forma-se geralmente quando algum tipo de radiação ou descarga eléctrica separa os dois átomos da molécula de oxigénio (O2), queentão se podem recombinar individualmente com outras moléculas de oxigénio para formar ozono (O3). Curiosamente, a radiação ultravioleta também contribui para a formação de ozono.
Os átomos de oxigénio livres na atmosfera são quimicamente activos, pelo que tendem a combinar-se com moléculas próximas para estabilizarem-se. Imaginemos que tenhamos adjacentes aos átomos livres de oxigénio moléculas deoxigénio e outras quaisquer. Chamemos as segundas de M (de molécula).
Logo teremos:
O + O2 + M → O3 + M
Um átomo livre de oxigénio com uma molécula de oxigénio e uma molécula M são transformados em ozono e uma molécula M.
Aquela molécula M não é consumida pela reacção, porém é necessária para que possa se realizar. Na verdade M é um catalisador, que no caso da atmosfera da Terra pode ser onitrogénio molecular (N2).
A importância da Camada de Ozônio e sua destruição
A camada de ozônio é uma "capa" de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, sendo que a principal dela é a radiação ultravioleta. Esse gás é encontrado numa faixa de 10 a 70 quilômetros de altitude, mas a sua maior concentração ocorre mais ou menos 25 quilômetros.
Tem um papel fundamental de filtrar a maiorparte dos perigosos raios ultravioleta, que podem causar no homem câncer de pele e outros problemas como a perturbação da visão. Alem disso, provocam a diminuição da velocidade da fotossíntese dos vegetais e são perigosos para os animais e para o plâncton marinho, à medida que interfere em seus mecanismos de reprodução
Em 1979, pela primeira vez verificou-se que a concentração de ozônio estavase tornando rarefeita sobre a Antártida, onde se descobriu o famoso buraco da camada de ozônio.
A região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártida. Nessa região, principalmente no mês de setembro, quase a metade da concentração de ozônio é misteriosamente sugada da atmosfera. Esse fenômeno deixa à mercê dos raios ultravioletas uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados,maior que toda a América do Sul, ou 15% da superfície do planeta. Nas demais áreas do planeta, a diminuição da camada de ozônio também é sensível; de 3 a 7% do ozônio que a compunha já foi destruído pelo homem. 
Os maiores vilões da camada de ozônio são os gases clorofluorocarbonetos (CFC), para além de outros produtos químicos produzidos pelo homem que são bastante estáveis e contêm...
tracking img