Questionario de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário economia

anhanguera

Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
Não. Escassez é a falta de oferta de um produto no mercado. Já no caso da pobreza é a falta derecursos para adquiri-lo.

Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.
Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando adeterminação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). No estudo destesagregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia ad hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercadosespecíficos, que são as preocupações da Microeconomia. No entanto, esta é apenas uma mudança de enfoque, não havendo contradição entre as duas abordagens.

O que são reservas ou depósitos compulsórios?Qual o efeito de um aumento na taxa de reservas compulsórias sobre a oferta de moeda?
Os depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias são um percentual determinado sobre os depósitos à vista queos bancos são obrigados a depositar no Banco Central. Através da elevação (ou redução) destas reservas, o Banco Central consegue diminuir (ou aumentar) a oferta de moeda na economia, sendo este uminstrumento de política monetária

Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação:
Efeito sobre a distribuição de renda: Uma das distorções mais sérias provocadas pelainflação, é à redução do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, são os assalariados que, com o passar do tempo, vão ficando com seus orçamentos cada vez mais reduzidos, até umnovo reajuste.
Efeito sobre o balanço de pagamento: Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido...
tracking img