Calorimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
1.1 - O que é calor?
Fisicamente, o calor é a energia térmica em trânsito entre corpos por causa da diferença de temperatura entre eles. Esta definição é resultado de umprocesso historicamente demorado.
Para alguns cientistas, o calor era proveniente do movimento. Isaac Newton sugeria que o calor estava diretamente relacionado às vibrações do éter e para Galileu,o calor era um fluido.
A idéia de que calor é energia nasceu com o americano radicado na Alemanha Benjamim Thompson, o conde de Rumford, ficou impressionado com o intenso aquecimento doscilindros de latão perfurados para serem utilizados em canos de canhões, realizando experiências percebeu que o aumento da temperatura que ocorria no material perfurado só poderia provir da energia mecânicadas brocas.
A equivalência entre calor e energia mecânica foi determinada por Julius Robert Mayer em 1842 e, com mais precisão, por James Prescott Joule em 1843. O relacionamento definitivo daenergia térmica com a energia cinética das moléculas foi estabelecido em 1857 pelo físico alemão Rudolph Clausius.
1.2 - O que é calorimetria?
Calorimetria é a parte da física queestuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor. Podemos dizer que um corpo recebe ou cede calor, mas não que ele tem calor.
1.3 - O que é equilíbrio térmico?Chama-se de equilíbrio térmico, quando a temperatura de um determinado corpo assume um valor igual a de um outro corpo, do qual estava em contato. Este equilíbrio é auferido utilizando umtermômetro, pois ele possui uma escala específica (Kelvin, Celsius, Fahrenheit) e quando entra em equilíbrio térmico, assume a mesma temperatura do corpo que está em contato. Por isso, afirma-se que otermômetro na verdade mede sua própria temperatura.
O termômetro é calibrado utilizando um termômetro de gás no ponto triplo da água (ponto em que a água existe em equilíbrio no seu estado...
tracking img