Calculo de paredes moldadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 75 (18641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cálculo de Paredes de Contenção

Capítulo 33

Cálculo de Paredes de Contenção
Tricalc.18
Âmbito de aplicação
Este módulo permite o cálculo, comprovação e dimensionamento de Paredes Contínuas de Betão Armado ou de Estacas prancha metálicas e de Paredes descontínuas de Estacas de Betão Armado. Podem-se calcular de forma isolada ou formando parte de uma estrutura completa.

Introdução
Omódulo Tricalc.18 de cálculo de paredes de contenção permite o cálculo deste tipo de elemento de contenção de forma integrada com os restantes elementos da estrutura. Contempla-se o cálculo global de todas as paredes de uma estrutura e, no caso mais simples de calcular, só uma parede de forma isolada do resto da estrutura, ainda que neste caso o processo de definição seja mais laboroso dada anecessidade de definir manualmente as cotas das lajes e as acções que a estrutura transmite à parede em estado de serviço.

Vantagens da definição integrada das paredes e da estrutura
O processo de trabalho recomendado quando se tem uma estrutura com paredes de contenção é a definição da estrutura, incluindo todas as lajes tanto abaixo da rasante como sobre a rasante, bem como todas as suas acções,quer sejam sobre barras ou em lajes. Com este sistema ter-se-ão as seguintes vantagens: As lajes em contacto com as paredes são consideradas para o cálculo das fases de execução das paredes. Não é necessário definir a sua cota, espessura ou rigidez, uma vez que na fase de definição da parede de contenção estes dados são recuperados directamente da laje. É possível vincular estes dados de forma que,ao modificarem-se as lajes e ao recalcular as paredes de contenção, os dados das lajes se actualizem de forma automática.

Arktec

3

Manual de instruções Tricalc 6.4 As acções que as lajes transmitirão à parede de contenção na fase de construção e em serviço, calculam-se de forma automática. As acções dos pilares na cabeça da parede de contenção consideram-se de forma automática para ocálculo da parede e da viga de coroamento. A definição do apoio ou união dos elementos da estrutura com a parede de contenção é automática. Caso se realizem dois modelos independentes, o da estrutura e o da parede, será necessário definir manualmente todos os apoios das lajes e barras abaixo da rasante. Nas lajes em contacto com as paredes de contenção, modifica-se automaticamente a posição das vigasde laje de bordo, já que a execução da laje realiza-se após ter sido construída a parede de contenção. A medição da parede de contenção obtém-se de forma detalhada com a medição dos restantes elementos da estrutura. Nas folhas de composição de desenhos podem introduzir-se os desenhos da armadura das paredes de contenção com os dos outros elementos Nas folhas de composição de desenhos em que seseleccione a opção de desenhar os quadros de armaduras incluem-se num único quadro as armaduras de todos os elementos. Considerando o processo construtivo da parede de contenção, há que ter em conta que as paredes se construirão em primeiro lugar e, uma vez terminadas, realizar-se-á a construção das lajes, barras ou muros abaixo da rasante. Ainda que se definam elementos em contacto com a parede, oprograma suporá sempre que a execução da parede se realiza antes de qualquer outro elemento e portanto, considera-se a parede de contenção exclusivamente travada pelas lajes, pelos elementos auxiliares de travamento (por exemplo estruturas metálicas reticuladas provisórias que travam paredes opostas, etc;) e pelas ancoragens.

Relação entre as paredes e o resto da estrutura
Ainda que com oprograma seja possível o cálculo de uma parede de contenção de forma isolada, o habitual será que as paredes sejam mais um elemento da fundação de toda a estrutura. Será importante então entender o que supõe esta união das paredes de contenção com o resto da estrutura, tanto face ao cálculo da própria parede como face ao cálculo de esforços da estrutura. Devido à sua especial tipologia, as paredes...
tracking img