Calagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4.3. Introdução

A reação do solo permite distinguir, a grosso modo, três grupos principais de solos: ácidos, neutros e alcalinos. O presente texto se propõe a uma abordagem genérica e simplificada da acidez e da correção de seus efeitos, com ênfase em solos ácidos, caso mais comum em regiões tropicais.
Para corrigir os efeitos negativos da acidez é necessária a calagem, prática que tem doisobjetivos fundamentais: correção da acidez do solo para diminuir ou até anular os efeitos tóxicos das altas concentrações ou saturações de Al, Mn, Fe e, correção das deficiências de Ca e Mg.

4.4. Natureza Química da Reação do Solo


4.4.1. Conceito Ácido-Base

A compreensão do fenômeno da reação do solo, ou seja, seu caráter ácido, básico ou neutro, requer,inicialmente, o conhecimento dos conceitos de "ácido" e de "base". Antigamente, considerava-se como ácido toda substância capaz de, ao dissociar-se, produzir íons H+, de acordo com a reação genérica:
[pic]
Segundo a teoria eletrônica de valência mais atual, o efeito ácido de uma substância deve-se à sua capacidade de doar prótons a moléculas de água para formar íons hidrônio; ou seja:
[pic]4.4.2. Fontes de Acidez no Solo

A acidez do solo deve-se à presença de diferentes grupos ácidos capazes de ceder prótons. Por titulação, pode-se determinar a quantidade e intensidade da acidez proveniente das diferentes fontes. Quanto mais alto for o pH em que um ácido é neutralizado, tanto mais fraco é o grupo ácido e mais forte é a ligação entre o próton (H+) e o "trocador".
Asprincipais fontes de acidez nos solos são as seguintes:


4.4.2.1. Grupos Ácidos dos Minerais de Argila

(a) íons H+ (H3O+) trocáveis que se dissociam da superfície do argilomineral e que são neutralizados a pH baixo (4,0). Esquematicamente a dissociação pode ser representada por:
[pic]
(b) íons Al3+ trocáveis que passam à solução do solo e são neutralizados a valores de pH entre 4,0 e 5,5. Ocaráter ácido deve-se às reações de hidrólise do Al3+ hidratado em solução, conforme mostram as reações:
[pic]
[pic]
[pic]
(c) a valores de pH maiores que 5,5 verifica-se, ainda, uma terceira região de tamponamento, a qual pode ser atribuida aos grupos Si-OH e Al-OH estruturais dos minerais de argila.
Há, também, a possibilidade de polimerização das espécies de hidrólise de Al3+, formandocomplexos. Os polímeros são formados e neutralizados a valores de pH elevado, de acordo com as reações:
[pic]
[pic]
[pic]
Outros complexos de maior grau de polimerização também têm sido considerados.
Entre pH 5,0 e 7,0 precipita Al(OH)3 que permanece estável até pH 9,0, quando então se produz a dissociação e formação do ânion aluminato - Al(OH)4-




4.4.2.2. Grupos Ácidos da MatériaOrgânica

As moléculas orgânicas apresentam radicais ácidos de superfície como é o caso dos grupos carboxílicos e fenólicos. Tais grupos dissociam-se liberando prótons (H+) na solução do solo, de acordo com as reações:
[pic]
De modo geral, os grupos carboxílicos são ácidos mais fortes do que os fenólicos.


4.4.2.3. Ácidos Solúveis

Em decorrência da atividade microbiológica váriosácidos solúveis podem ser produzidos no solo. A decomposição microbiológica da matéria orgânica, por exemplo, pode conduzir à formação de ácidos orgânicos solúveis que geralmente são ácidos fracos e contribuem para a acidificação do solo. Além disso, a mineralização de compostos orgânicos libera compostos de N e S reduzidos que, ao sofrerem oxidação, podem liberar prótons na solução do solo, de acordocom as reações:
[pic]
A oxidação de amônio a nitrato se dá em duas etapas:
[pic]
Vale salientar,ainda, que a oxidação biológica de compostos orgânicos produz CO2, o qual reage com água para formar ácido carbônico, que se dissocia rendendo prótons (H+), de acordo com as reações:
[pic]


4.4.3. Fontes de Alcalinidade no Solo

De acordo com o conceito de base, todas aquelas...
tracking img