Cajuru um bairro de curitiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O IMENSO BAIRRO CAJURU

O bairro Cajuru localizado na porção leste de Curitiba, limita-se com: Uberaba ao sul, Jardim da Américas a sudoeste e sul, a oeste com Cristo Rei e ao norte com Capão da Imbuia. A denominação Cajuru, enquanto localidade apareceu pela primeira vez em 1681, antes mesmo da fundação oficial da vila de Nossa Senhora de Luz dos Pinhais, numa petição de terras no caminho de“Yuveraba”( atual caminho de Itupava), no sítio chamado de “Cahajuru”, significando “Boca da Mata”.
No início do século XVIII a região do Cajuru, bem como outras existentes em torno do centro da vila (Barigui, Juvevê, Atuba, Uberaba, Capão da Imbuia, etc.) também era habitada por grandes proprietários de terras. A região, no entanto, só começa a ter presença marcante na vida de Curitiba a partir de1858, com a instalação no Cajuru da rede provincial da Congregação das Irmãs de José de Chambery, as quais fundaram, a partir de 1907 o Orfanato de São José e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, conhecido como Colégio Cajuru. A partir do século XIX aparecem nas Atas da Câmara muitos registros de compra e transferência de terrenos no Cajuru. Segundo Ermelino de Leão, em 1920 existiam no AltoCajuru, trinta estabelecimentos rurais pertencentes em sua maior parte às famílias de imigrantes italianos e alemães.
Em 1970, com a implantação das linhas de transporte, o bairro, inicialmente habitado por ferroviários que trabalhavam nas oficinas da RFFSA, passou por importantes transformações introduzidas pela urbanização e pela construção de conjuntos e moradias, a maioria de seus atuais moradoresprovém de outros estados.
Atualmente é o terceiro bairro de Curitiba, é constituído por várias vilas: Oficinas, Camargo, Centenário, Acrópole, São Domingos, Trindade, Autódromo e Agrícola, essas terras eram pertencentes á família do Dr. Affonso Camargo e família Reginato.

A VILA QUE FAZ O BAIRRO CAJURU

O bairro Cajuru é um grande distrito de Curitiba, e portanto um espaço detentor dediversas identidades. A partir da década de 70 foram sendo formadas diversas vilas ao redor de espaços urbanos distintos como escolas, hospitais e industrias. É o caso da Vila Oficinas que recebeu este nome por ser justamente o local onde a Rede Ferroviária Federal localizava-se e por isso a mesma empresa construiu casas para as famílias de seus funcionários em todo seu entorno. Esta situaçãoproporcionou o povoamento e o desenvolvimento desta região. Como estes primeiros moradores eram funcionários da Rede Ferroviária Federal, eles vieram de outras regiões do país. O que determinou uma certa variedade cultural ao bairro. Até a década de 90 apresentava somente duas igrejas católicas com rápidas passagens de emergentes igrejas pentecostais.
Porque pensar em uma vila como um bairro? SegundoPierre Mayol o espaço chamado como bairro é o lugar onde nos sentimos a vontade para caminhar, conversar, participar, percebendo o limite entre aquilo que é seu (casa, quintal) e aquilo que é coletivo (rua, igreja, comércio). Por apresentar estas características é facil entender uma vila como um bairro.
O que é o bairro? Henri Lefebvre diz que “o bairro é uma porta de entrada e de saída de espaçosquantificados e qualificados” o bairro surge como um domínio onde a relação espaço/tempo é a mais favorável onde um usuário deseja deslocar-se por ele a pé saindo de sua casa. Por conseguinte, é um pedaço de cidade atrevessado por um limite, distinguindo o espaço privado do espaço público. É o que resulta de uma caminhada da sucessão de passos numa calçada, pouco a pouco significada pelo seu vínculoorgânicocom a residência. MAYOL, Pierre p. 41

Hoje a Vila Oficinas é um bairro Vila Oficinas é um bairro residencial que apresenta algumas titularidades isolodas de comércio como Supermercados, malharias, mecânicas e panificadoras. O crescimento do bairro determinou a ampliação da oferta escolar, e por isso, foram criadas uma creche e uma escola, ambas pertencentes a rede municipal de...
tracking img