Cafeina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cafeína

Cerca de 90% dos americanos consomem cafeína todos os dias. Mais da metade dos americanos adultos consome aproximadamente 300 mg diariamente, fazendo dela a droga mais popular dosEUA. Ela está presente no café, chá, bebidas de cola, chocolate, etc.

Na Medicina, a cafeína é usada como estimulante cardíaco e também como diurético leve. Também é freqüentemente usadapara manter as pessoas acordadas por mais tempo. Estudantes e motoristas costumam utilizá-la para ficarem acordados até tarde. Muitas pessoas se sentem como se não pudessem fazer nada pela manhã antes detomar uma xícara de café. A bebida lhes fornece cafeína e dá ânimo para começar o dia.

A cafeína é uma droga que causa dependência. Entre suas muitas ações, ela age usando os mesmos mecanismosdas anfetaminas, cocaína e heroína para estimular o cérebro. Os efeitos da cafeína são mais leves que o dessas drogas, mas manipulam os mesmos canais do cérebro. Esse é um dos motivos pelos quais elapode viciar. Se você se sente como se não pudesse fazer nada sem ela e tem que consumi-la todos os dias, então você é dependente da cafeína.

Por que as pessoas consomem tanta cafeína? Porque a cafeína mantém as pessoas acordadas?

A adenosina é a grande responsável pela sensação de sono. Esse neurotransmissor, que se acumula no cérebro ao longo do dia, diminui a atividade dosneurônios e dilata os vasos sanguíneos deixando-o preparado para dormir. O que a cafeína faz é impedir a ação da adenosina, aumentando a atividade cerebral e voltando a contrair os vasos sanguíneos.  Épor isso que muitos remédios para dor de cabeça contêm cafeína.

A cafeína também aumenta os níveis de dopamina, da mesma forma que as anfetaminas. A heroína e a cocaína também manipulam osníveis desta substância, diminuindo a taxa de reabsorção. A dopamina é um neurotransmissor que ativa o centro do prazer em certas partes do cérebro. Obviamente, o efeito da cafeína é bem menor que o...
tracking img