Caf - dourados-ms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO

As principais funções de uma central de abastecimento farmacêutico (almoxarifado de especialidades farmacêuticas) são: receber, armazenar (estocar), controlar o estoque e distribuir os medicamentos e materiais para as farmácias do hospital. Após o recebimento, todos os produtos farmacêuticos são identificados com códigos de barras, visando garantir a rastreabilidade por lote evalidade. Critérios internos de armazenamento são seguidos para preservar a qualidade dos medicamentos e materiais adquiridos.
A Central de Abastecimento Farmacêutico, para assegurar condições ideais de conservação e contribuir para a manutenção e estabilidade dos medicamentos, devera atender a alguns requisitos básicos:
▪ Localização: Local de fácil acesso para o recebimento e distribuição dosprodutos, com espaço suficiente para a circulação e movimentação de veículos.
▪ Identificação externa: Identificação visível por meio de nome ou logotipo.
▪ Sinalização interna: Letras ou placas indicativas nas estantes e locais de extintores de incêndio, entre outros.
▪Condições ambientais: Condições adequadas de temperatura, ventilação, luminosidade e umidade.
▪Higienização:Manutenção constante. Deve estar sempre limpa, isenta de poeira e outras sujidades. É uma norma de segurança que deve ser severamente seguida.
▪ Dimensão: Não existe um padrão estabelecido para determinar uma dimensão adequada de uma Centra de Abastecimento Farmacêutico. O tamanho varia em função das atividades desenvolvidas, quantidade e tipos de produtos a serem estocados; periodicidade dasaquisições; intervalo de tempo da entrega de medicamentos pelos fornecedores; sistema de distribuição (centralizado ou descentralizado); quantidade de equipamentos, assessórios e recursos humanos; áreas necessárias à funcionalidade do serviço e áreas especificas de estocagem.
De acordo com o espaço físico disponível, recomenda-se o uso do aparelho de ar condicionado e termômetro para o controleadequado de temperatura no local de armazenagem daqueles medicamentos que necessitam de condições especiais de conservação. Para o armazenamento de medicamentos sujeitos a controle especial, devem-se utilizar armários de aço com chaves. A circulação nesta área deve ser restrita aos funcionários de setor.
A estocagem dos produtos depende da dimensão de volume e de produtos a serem estocados, do espaçodisponível e de condições de conservação exigidas. Equipamentos como estrados e prateleiras constituem o meio de estocagem mais simples e econômica.
O empilhamento não deve ultrapassar uma altura de 1,5 metros para evitar desabamentos e alterações nas embalagens.

A distribuição de medicamentos deve-se revestir dos seguintes requisitos: rapidez e segurança na entrega, e eficiência no sistemade informação e controle.
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde aberto e comunitário
do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para
pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais
quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo
de cuidado intensivo, comunitário,personalizado e promotor de vida.
O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitaispsiquiátricos.
Os CAPS visam:
• prestar atendimento em regime de atenção diária;
•gerenciar os projetos terapêuticos oferecendo cuidado clínico eficiente e personalizado;
• promover a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas. Devem contar com...
tracking img