Nanismo e gigantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nanismo e Gigantismo
O nanismo é consequência de um problema hormonal que faz com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria.
Essa é uma doença genética relacionada com a glândula hipófiseque faz com que os indivíduos tenham características especiais e fora do padrão da população em geral como: baixa altura e atraso no desenvolvimento sexual, porém o corpo é proporcional.
Sãocausados fatores genéticos, fatores neuroendócrinos, osteopatías, carência alimentar, alterações do meio interno, falta de estímulos ambientais
O nanismo pode ser dividido em dois grandes grupos: nanismoproporcional nanismo desproporcional. Nanismo proporcional é gerado por causas hormonais , quase todas as partes do corpo são pequenas, na mesma medida, dando uma estatura corpo proporcionado já onanismo desproporcional é gerado por mutações , provoca um desenvolvimento anormal de partes do corpo, braços e pernas curtos geralmente com um tronco de tamanho normal. Em tal caso, não há alterações nodesenvolvimento de ossos.
Seu diagnostico é dado baseado em amplificação alelo - especifico por PCR(reações de polimerização em cadeia.)utiliza-se de amostra de DNA e traves dessa amostra se fazcopias de modo a ter-se mais material de estudo que permite o diagnostico numa questão de horas
Tratamento Não há cura, apenas tratamentos para amenizar os sintomas.
Gigantismo
É a secreçãoexcessiva do homônimo do crescimento durante a infância, antes do fechamento das placas de crescimento ósseo. O hormônio em excesso provoca crescimento exagerado nos ossos longos (braços, pernas etronco) e estatura muito alta.
Na maioria dos casos, é causado por um tumor benigno na glândula pituitária
É causado por um transtorno que ocorre quando a hipófise passa produzir excessivamente ohormônio do crescimento (GH).
É feito por meio de exames de sangue com contagem do hormônio de crescimento, tomografia, ressonância magnética
Seu tratamento consiste na diminuição dos níveis do hormônio...
tracking img