Caderni de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA













CADERNO DE CAMPO




Arlete Silveira da Cunha Evangelista
Turma: 12


















Cachoeiro de Itapemirim-ESdezembro 2011




ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO “CAROLINA PASSOS GAIGHER”


A escola de Ensino fundamental e sua história.

[pic]
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Carolina Passos Gaigher” localizada a Rua: José Rebelo, Nº 50 no Bairro Santa Helena, Cachoeiro de Itapemirim - ES recebeu este nome em homenagem a uma professora, que nascida em 19 dejaneiro de 1892, na cidade de Vitória, tendo sua origem pobre porém, uma inteligência extraordinária, dedicou sua vida em prol da Educação.
Iniciou sua carreira em 1916, lecionando em Vitória e em seguida no município de Alfredo Chaves, onde fora muito bem recebida e ali residiu por 22 anos, casando-se, constituindo família paralela a sua realização sacerdócio - educacional e tendo como aliada aArte, por meio de peças teatrais e bandas marciais, não se deixando intimidar perante as inúmeras dificuldades surgidas no decorrer do mesmo.
Chegando a Cachoeiro de Itapemirim em 1938 deixou aqui sua história, lecionando no Colégio Graça Guárdia hoje, Liceu Muniz Freire, onde mesmo debilitada fisicamente, atuou no auxílio à direção da escola complementando sua vida profissional.
Mas foi aos 61anos, em 01 de outubro de 1953, que faleceu deixando grandes admiradores do seu trabalho sacerdotal, como o Prefeito da época o Sr. Theodorico de Assis Ferraço, que a homenageou nomeando esta instituição como Escola Carolina Passos Gaigher, a primeira escola construída nos Bairros Santa Helena e Nossa Senhora da Penha. Este manteve seus contatos com o Dr. Benedito Machado, o então proprietário degrande parte dos terrenos do bairro que ao perceber a necessidade de uma escola para a comunidade, doou o terreno para a construção da mesma.
Tal construção foi realizada em 1968, pelo cabo José Taveira dos Santos, tendo sua filha como a primeira professora da Escola, a Sra Carmem dos Santos.
De 1969 a 1973 ainda era Escola de Ensino Regular, depois assumiu a nomenclatura de Escola de Primeiro Grau“Carolina Passos Gaigher”.
Antes de 1974 as professoras que lecionavam eram responsáveis pela escola e respondiam pela parte pedagógica e administrativa. Após esta data a escola começou a contar com uma diretora, a Senhora Inocência Fernandes da Silva, no período de 1974 a 1978 e a primeira servente, a senhora Anita Rosa Carolino.
De 1979 a 1993 esteve sobre a gestão da Professora Belalva deAlmeida, a qual administrou a escola composta por apenas duas salas, dois banheiros e uma cozinha e depois de alguns anos juntamente a comunidade fizeram uma secretaria que dividia espaço com o almoxarifado e depósito de merenda. Funcionou assim até 1990. Funcionava com três turnos em horários reduzidos atendendo a sete turmas dentro e fora da escola.
No ano de 1990, o então Prefeito Municipal Sr.Theodorico de Assis Ferraço, em nova gestão, atendendo a uma velha reivindicação da comunidade e da direção, devido à grande necessidade de expansão da escola para melhor atender ao aumento da clientela do bairro, desapropriou no mesmo endereço onde funciona a Escola atualmente, uma área de mais ou menos 400 metros quadrados, pertencente ao Sr. Alcides Pereira e construiu um novo prédio com doispavimentos incluindo cinco salas e 17 dependências.
Em 1991 esse novo prédio começou a funcionar atendendo cerca de 300 alunos de 1ª à 4ª séries.
Nos anos 1993 e 1994, funcionou também a Suplência Fase II atendendo a aproximadamente 100 alunos, que por falta de freqüência, o curso foi desativado nesta escola e foi nucleado para escolas maiores.
Em 1997, atendendo a solicitação da comunidade e...
tracking img