Caderni de campo

5513 palavras 23 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

CADERNO DE CAMPO

Arlete Silveira da Cunha Evangelista Turma: 12

Cachoeiro de Itapemirim-ES dezembro 2011

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO “CAROLINA PASSOS GAIGHER”

A escola de Ensino fundamental e sua história.

[pic]
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Carolina Passos Gaigher” localizada a Rua: José Rebelo, Nº 50 no Bairro Santa Helena, Cachoeiro de Itapemirim - ES recebeu este nome em homenagem a uma professora, que nascida em 19 de janeiro de 1892, na cidade de Vitória, tendo sua origem pobre porém, uma inteligência extraordinária, dedicou sua vida em prol da Educação.
Iniciou sua carreira em 1916, lecionando em Vitória e em seguida no município de Alfredo Chaves, onde fora muito bem recebida e ali residiu por 22 anos, casando-se, constituindo família paralela a sua realização sacerdócio - educacional e tendo como aliada a Arte, por meio de peças teatrais e bandas marciais, não se deixando intimidar perante as inúmeras dificuldades surgidas no decorrer do mesmo.
Chegando a Cachoeiro de Itapemirim em 1938 deixou aqui sua história, lecionando no Colégio Graça Guárdia hoje, Liceu Muniz Freire, onde mesmo debilitada fisicamente, atuou no auxílio à direção da escola complementando sua vida profissional.
Mas foi aos 61 anos, em 01 de outubro de 1953, que faleceu deixando grandes admiradores do seu trabalho sacerdotal, como o Prefeito da época o Sr. Theodorico de Assis Ferraço, que a homenageou nomeando esta instituição como Escola Carolina Passos Gaigher, a primeira escola construída nos Bairros Santa Helena e Nossa Senhora da Penha. Este manteve seus contatos com o Dr. Benedito Machado, o então proprietário de

Relacionados

  • Simbioticos
    6155 palavras | 25 páginas
  • Literatura africana em língua portuguesa
    81012 palavras | 325 páginas