Cadeia de suprimento integrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Disciplina: AD 29 - Administração de Produção e Operações III
Professor: Luiz Carlos Spellmeier
Aula 2 - 09/08/2010


Cap. 1 do Livro Texto

LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO
Bertaglia, Paulo Roberto

Entendendo a cadeia de abastecimento integrada

CADEIA DE ABASTECIMENTO

Conceitos e impactos nas organizações e na sociedade.

Cadeia de Abastecimento éum sistema onde a indústria se liga a seus fornecedores, de um lado, ao seu canal de distribuição, do outro, formando um conjunto de organizações que participam do processo de atender as demandas de diferentes mercados.

Ex. : preparação de uma feijoada

- estimativa de demanda que irá variar em função do número de pessoas

- compra de ingredientes

- armazenagem dos ingredientes, algunsexigindo tratamentos especiais

- tempo de preparação, distribuição do produto e retroalimentação, quando os consumidores emitem opiniões favoráveis ou não, relacionadas diretamente à qualidade da feijoada, acomodação, ambiente e outros.

Então a administração da cadeia exige o entendimento dos impactos que serão causados nas organizações, em seus processos e na sociedade.

Estimativas epedidos devem ser bem elaborados para satisfazer as necessidades de clientes e consumidores.

Fluxo de Materiais

Fornecedor ...... Fábrica ......... Centro de Distribuição .......... Cliente


Uma Cadeia de Abastecimento é definida como uma ferramenta utilizada na logística, para desenvolver-se a integração e a colaboração entre os participantes doprocesso, para que efetivamente deixem de ser coadjuvantes e precisam compartilhar suas funções e processos em um grande sistema que leva o nome de Cadeia de abastecimento integrada ou “Supply Chain Management”. A responsabilidade da logística posiciona-se tanto com relação a materiais em movimento (fluxo) quanto a materiais parados (armazenagem) e também a gestão das informações geradas nesteprocesso.

Outro aspecto relevante para o entendimento da logística é o conhecimento do nível de abrangência de sua área de influencia e de seu escopo funcional e operacional que vai do suprimento de materiais à produção até a colocação do produto acabado no ponto de venda na distribuição, atuando assim como apoio indispensável e estratégico a toda as ações de marketing das empresas.

O objetivoda integração da cadeia de abastecimento é a união de esforços de fornecedores, fabricantes, distribuidores e comerciantes em estarem alinhados e estabelecerem uma espécie de complexo empresarial virtual para alcançar a vantagem competitiva e atender melhor os seus clientes e consumidores. A falta desta congruente corrente de negócio acarreta na migração de consumidores aos concorrentes maisorganizados.

O êxito de uma cadeia de abastecimento depende de como é administrado esse relacionamento, o qual implica em compartilhar informações, permitir que fornecedores e clientes opinem em tomadas de decisão que possam afetar a organização. Deve haver uma sincronia de informações relativas ao produto, como o cliente ter acesso á programação de entrega, situação do pedido, demanda do produto,entre outros. Tudo para obter maior confiabilidade, credibilidade e competitividade frente aos desejos e anseios dos consumidores.



Então o conceito de logística - é o planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o objetivo de atender as necessidades docliente.
O processo logístico não começa e nem termina nos limites da própria empresa. Na verdade, o início se dá na correta escolha e no estabelecimento de parcerias com fornecedores, exigindo ademais que o canal de distribuição esteja apto a atender plenamente às necessidades e expectativas do cliente final. Diante desse cenário, muitas empresas vêm empreendendo esforços para organizar...
tracking img