Cadeia de suplimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Resumo

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que, são usados para proporcionar uma melhor integração e, uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes.
A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer aocliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é reduzir os custos ao longo da cadeia. Tendo em conta as exigências do cliente afinal, isso é qualidade entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.


1.2- Gestão da cadeia de suprimentos

A logística teve uma preocupação em um primeiro momento, com a movimentação interna. Em um segundo momento, passoua dar uma atenção especial para o cliente e o fornecedor do primeiro nível. Com o decorrer do tempo, perceberam que esta atenção deveria ser dada a todos os clientes e fornecedores, pertencentes à cadeia de suprimentos. Com isso a gestão da cadeia de suprimentos é a evolução natural da logística.
O foco principal, da gestão da cadeia de suprimentos é o gerenciamento do abastecimento, dentro detoda a cadeia produtiva. O controle dos processos de materiais, informações e financeiro, do fornecedor inicial ao cliente final. Onde envolve a coordenação e integração desse fluxo por várias empresas distintas.
A gestão da cadeia de suprimentos tem atraído à atenção de empresas e pesquisadores nas últimas décadas. Pois uma cadeia de suprimentos compreende além da empresa, todas as organizações,com as quais ela interage direta ou indiretamente, através de seus fornecedores e clientes, desde o ponto de origem dos materiais, até o ponto de consumo dos produtos finais.
A parceria é uma das bases da gestão de cadeia de suprimentos. E a partir da qual negócios podem ser reestruturados, gerando novas estratégias para cadeia de suprimentos. Com a ela consegue-se gerar valor, pois ela permitea empresa disponibilizar produtos de forma mais rápida e, com um custo mais baixo, visando alcançar os objetivos organizacionais.








2- Definição

Fatores que demonstram a Gestão da Cadeia de Suprimentos










A definição de gestão da cadeia de suprimentos é mais ampla do que a Logística. É uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita àempresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência. Nestes tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo. Ela permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.
Com o desenvolvimento da Tecnologia da Informação (TI). Foi possível aplicar na prática os conceitos da gestão da cadeia de suprimentos, pois anteriormente, a aplicação deseus conceitos era muito difícil, devido à falta de tecnologia existente, para uma comunicação rápida e consistente, com os vários atores da cadeia de suprimentos.
Mediante a criação de novos mercados e desenvolvimento de novas técnicas gerenciais. Também com a globalização e o surgimento da “Manufatura Enxuta” propiciaram o desenvolvimento da gestão da cadeia de suprimentos. Com os negóciospassaram a ser efetuados, entre empresas do mundo inteiro e esta abrangência trouxe a necessidade de compreender novas culturas e processos.
.





3-Conceito

O conceito de gestão da cadeia de suprimentos tem despertado notável
interesse, entre os membros dos mundos acadêmico e empresarial.
Quando a concorrência era menor, os ciclos dos produtos eram mais longos e a incerteza era maiscontrolável. Tinha sentido perseguir a excelência nos negócios através da gestão eficiente de atividades isoladas como compras, transportes, armazenagem, fabricação, manuseio de materiais e distribuição.
Estas funções eram desempenhadas por especialistas, cujo desempenho era medido por indicadores como custos de transportes mais baixos, menores estoques e compras ao menor preço. Hoje, os mercados...
tracking img