Administracao cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontos positivos e negativos da abordagem clássica na Administração Pública brasileira

A abordagem clássica da administração é constituída por duas escolas opostas entre si, mas que se completamcom relativa coerência, a Escola de Administração Científica que tem como pioneiro o Taylor e a Escola de Anatomia e Fisiologia da Organização que tem como expoente o Fayol.
A administração científicapreocupa-se em aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional. Daí que surge a ênfase na analise e na divisão do trabalho operário. Nessa abordagem érealizada de baixo para cima – do operário para o supervisor e gerente – e das partes para o todo – organização empresarial. Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessáriosà execução de uma tarefa, para o tempo médio determinado para sua execução, esse cuidado analítico permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos, queconstituem a chamada Organização Racional do Trabalho.
Na abordagem anatômica, a preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa através da forma e disposição dos órgãos componentes daorganização – departamentos – e das suas inter-relações estruturais. A corrente Anatômica e Fisiológica é realizada de cima para baixo – da direção para a execução e do todo – organizações – para suaspartes componentes – departamentos. Dessa forma, permite subdividir a empresa sob a centralização de um chefe. O modelo de Fayol enfatiza que os processos e os princípios desenvolvidos pela sua correntepoderiam ser aplicados em qualquer tipo de organização.
O Fayol desenvolveu quatorze princípios gerais da administração, como divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidadede comando, unidade de direção, remuneração do pessoal, centralização, estabilidade, ordem, entre outros. Além dos princípios, existem as seis funções básicas: funções técnicas, funções comerciais,...
tracking img