Morfologia dos ossos do corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Morfologia dos ossos do corpo humano


Osso longo: seu comprimento  é consideravelmente maior que a largura e a espessura. Consiste em um corpo ou diáfise e duas extremidades ou epífises.A diáfise apresenta, em seu interior, uma cavidade, o canal medular, que aloja a medula óssea. Exemplos típicos são os ossos do esqueleto apendicular: fêmur, úmero, rádio, ulna, tíbia, fíbula,falanges.


  Osso laminar: seu comprimento e sua largura são equivalentes, predominando sobre a espessura. Ossos do crânio, como o parietal, frontal, occipital e outros como a escápula eo osso do quadril, são exemplos bem demonstrativos. São também chamados(impropriamente) de ossos planos.


Οsso curto: apresenta equivalência das três dimensões. Os ossos do carpo e dotarso são excelentes exemplos.


Οsso irregular: apresenta uma morfologia complexa não encontrando correspondência em formas geométricas conhecidas. As vértebras e osso temporal são exemplosmarcantes


Estas quatro categorias são as categorias principais de se classificar um osso quanto à sua forma. Elas, contudo, podem ser complementadas por duas outras:


Οsso pneumático:apresenta uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar. Estas cavidades recebem o nome de sinus ou seio. Os ossos pneumáticos estão situados no crânio: frontal,maxilar, temporal, etmóide e esfenóide


 Osso sesamóide que se desenvolve na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa que envolve certas articulações. os primeiros são chamadosintratendíneos e os segundos periarticulares. A patela é um exemplo típico de osso sesamóide intratendíneo.


Assim, estas duas categorias adjetivam as quatro principais: o osso frontal,por exemplo, é um osso laminar, mas também pneumático; o maxilar é irregular, mas também pneumático, a patela é um osso curto, mas é, também um sesamóide (por sinal, o maior sesamóide do corpo).
tracking img