cadeia alimentar e teia alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

CADEIA ALIMENTAR:
INDRODUÇÃO:

Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência e produção de energia.
A cadeia alimentar possui um fluxo deenergia, que começa nos produtores, que são as plantas, dirige-se aos consumidores, como os animais herbívoros e os carnívoros e chega aos decompositores, como fungos e as bactérias, passando por váriosníveis tróficos. O ciclo vai recomeçar após os decompositores reciclarem a matéria orgânica.

Cadeia alimentar :
Na natureza podemos encontrar organismos que produzem o próprio alimento, chamadosde autótrofos, e organismos que não produzem o próprio alimento,chamados de heterótrofos.  As plantas, as algas, algumas bactérias e alguns protistas (seres unicelulares e eucariontes) são autotróficos,ou seja, eles conseguem fabricar o seu alimento a partir de substâncias minerais ou inorgânicas, como a água, gás carbônico e sais minerais.
Os seres autotróficos são de extrema importância à vida,pois eles são os únicos organismos vivos capazes de fabricar compostos orgânicos que servirão de alimento para os seres heterotróficos. Por esse motivo, esses organismos autótrofos são chamadosde produtores.Alguns seres heterotróficos como a vaca, a capivara, o coelho, o gafanhoto são herbívoros, ou seja, só se alimentam de vegetais, portanto, sua sobrevivência depende diretamente dos organismosautotróficos. Por se alimentarem somente de vegetais, esses animais herbívoros são chamados deconsumidores primários.
Os animais herbívoros servem de alimento para os animais carnívoros, que por sealimentarem dos animais herbívoros são chamados de consumidores secundários. Em alguns casos, os consumidores secundários podem servir de alimento para outros animais também carnívoros. Quando issoacontece, chamamos esses animais de consumidores terciários e assim por diante.


No exemplo acima podemos observar que o produtor é um organismo autótrofo, o consumidor primário é um organismo que...
tracking img