Cad cam e cae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório 1: TECNOLOGIAS.

RESUMO
A questão será aborda sobre o software gráfico, seu alto custo, somente ser difundido nas organizações da área, ter limitado o seu espaço de estudo, de aprendizado e degeração do conhecimento. Além de a cultura brasileira ser de prestação de serviços, muitos que ainda conseguiriam estudar e aprender o uso do software, limitavam-se a utilizá-lo e não procuravamdesenvolver similar nacional ou inovação, trazendo até mesmo especialista de outro país para tarefas específicas.

INTRODUÇÃO
Os termos CAD, CAE e CAM já são comuns na indústria moderna. Eles estão relacionados com a utilização do computador nas diferentes fases de desenvolvimento de um produto, que envolvem o seu desenho (CAD), a simulação computacional de seu comportamento físico (CAE) e oplanejamento e controle de sua produção (CAM). Esse artigo procura dar uma visão geral sobre o que consistem essas áreas, a sua importância no contexto de desenvolvimento de um produto industrial, bem como, uma idéia do estado da arte dessas áreas de conhecimento atualmente. São áreas muito abrangentes (cada uma delas merecendo um artigo em0 especial) e a relevância e importância delas para oaumento de competitividade industrial no mundo atual é inegável.
Desde a década de 60, a tecnologia de informação influencia os ambientes de manufatura de grandes organizações. A partir dos primeiros sistemas computacionais estruturados para otimizar os processos de produção, tantos outros softwares de gestão industrial foram sendo criados para amparar todo o ciclo produtivo. Até mesmo a evolução daparte de hardware dos computadores fez com que os equipamentos se tornassem mais capazes de armazenar e processar dados, o que para o setor industrial, resultou na capacidade de incluir no banco de dados todas as informações abrangendo a cadeia de produção, como dados de fornecedores e clientes.
Atualmente, as ferramentas de TI são um dos investimentos mais maciços dentro das indústrias, sendoelas bem mais eficazes e estratégicas dentro do planejamento das organizações. A informatização dos processos de produção é uma forte aliada no setor industrial, uma vez que flexibiliza a produção, controla as operações de manufatura, melhora os serviços, otimiza a entrega dos produtos, reduz os custos operacionais e custos com desperdício de matéria-prima, melhora a qualidade dos produtosfornecidos, garante a padronização nos processos de produção e de manutenção, além de tornar as empresas muito mais competitivas no mercado industrial.
A informatização e automação na produção é uma realidade no mundo globalizado, contudo, a inserção de sistemas automatizados na gestão de produção fez com que se tornasse necessário também o treinamento e a capacitação dos profissionais com o intuito deconhecerem a fundo todas as etapas de como manusear os equipamentos, analisar dados coletados e identificar possíveis falhas nos sistemas. É certo que, atualmente, as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de softwares específicos para gestão de manufatura buscam soluções inovadoras para seus clientes, criando softwares de gestão o ERP (Enterprise Resource Planning).
A empresa SAP oferecedezenas de sistemas e soluções corporativas, com módulos voltados para o gerenciamento da cadeira de suprimentos, gestão de ciclo de vida do produto, entre outros. O software SAP PLM - Product Lifecycle Management ou Gerenciamento do ciclo de vida do produto – permite o desenvolvimento e inserção de novos produtos, permitindo a integração de dados em um único processo. O SAP PLM proporciona aosgestores uma visão holística a cerca de todas as etapas e setores envolvidos nos processos de produção, inclusive com possibilidade de desenvolvimento de produtos, administração de requisitos de ambiente, saúde e segurança.
Já a empresa ABC71, parceira da SAP, desenvolve o sistema ERP Ômega, um dos mais eficazes softwares de gestão de manufatura destinado ao setor industrial. O sistema ERP Ômega foi...
tracking img