Cabugi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPEARTAMENTO DE CIÊNCIAS VEGETAIS DISCIPLINA: GEOLOGIA E MINERALOGIA DISCENTE: ADRIANA DE F. MENDES |

RELATÓRIO DE GEOLOGIA E MINERALOGIA
(Aula prática ao longo da BR 304)

Mossoró - RN
Maio de 2011
1. Introdução

Durante o processo de aprendizado da disciplina de geologia referente ao conteudo que trata dos tipos de rochas, faz-senecessário reconhecer as estruturas das unidades litoestratigráficas bem como a descrição e interpretação na prática da observação das rochas ao londo da Br 304.A viagem foi composta de 9 pontos, iniciando no ponto do Rio Mossoró e finalizando no Pico do Cabugi.
A Bacia Potiguar está localizada no extremo leste da margem equatorial do Brasil, compreendendo parte dos estados do Rio Grande do Norte eCeará, bem como suas plataformas continentais. A bacia é limitada a sul e a oeste por rochas do embasamento cristalino, ao norte e leste pelo Oceano Atlântico e, a noroeste, pela Bacia do Ceará. Segundo Bertani et al. (1990), a Bacia Potiguar abrange uma área de aproximadamente 48.000km2, com cerca de 21.000km2 em sua porção emersa e com 27.000 km2 em sua porção submersa na plataforma e taludecontinental.

Figura 1 – Mapa de localização da Bacia Potiguar, modificado
Essa é uma bacia do tipo rift, evoluindo para margem passiva, formada a partir do Neojurássico, durante a separação das placas sulamericana e africana. Sua origem, como das outras bacias mesozóicas do nordeste do Brasil, está ligada à formação do Oceano Atlântico Sul e está relacionada a uma série de bacias neocomianas,intracontinentais, que compõem o Sistema de Rifts do Nordeste Brasileiro. Em linhas gerais, toda a sedimentação mesozóica pré-aptiana é de origem continental; os ambientes francamente marinhos instalaram-se somente a partir do Albiano. A carta estratigráfica apresenta, resumidamente, as principais etapas da evolução ocorrida com as bacias marginais e intracratônicas do Nordeste Brasileiro durante oCretáceo. Três megaseqüências sedimentares caracterizam essa evolução: uma fase continental, seguida de uma transicional e por fim uma fase marinha, com a formação de uma plataforma carbonática, com eventos transgressivos e regressivos.
A estratigrafia da bacia Potiguar é dividida em três grupos: Areia Branca, constituído pelas formações Pendência e Alagamar (Fase Rift e Transicional), Apodi, com asformações Açu, Quebradas e Jandaíra (Fase de Deriva) e o terceiro, Grupo Agulha, reunindo as formações Ubarana, Guamaré e Tibau/Grupo Barreiras). As formações cretáceas com depósitos carbonáticos são Alagamar, Quebradas e Jandaíra. A Formação Jandaíra é datada do Turoniano ao Eocampaniano,
depositada em ambientes de planície de maré a plataforma rasa, baseando-se no seu conteúdo fóssil.
São osmelhores solos do Estado para a exploração agrícola, entre eles os cambissolos . Com elevada fertilidade natural, podem, entretanto, apresentar deficiência de fósforo (nos solos calcários) ou elevados teores de sódio (nos solos salinos e salino-sódicos). Os solos das margens dos rios são em geral enquadráveis como de aptidão agrícola regular para níveis de manejo primitivo, semi-desenvolvido oudesenvolvido.
A agricultura irrigada ou intensiva na região deve ser objeto de monitoramento, de forma a evitar danos ambientais pelo uso excessivo de adubos e pesticidas, especialmente pela contaminação potencial dos aqüiferos de menor profundidade (Jandaíra, em particular) e o avanço da salinidade em terrenos com problemas de drenagem.
Aqui encontramos muitos minerais originários do calcário comopor exemplo o mágnesio e o cálcio o que favorece a produção da cerâmica e do cimento, movimentando outro setor da economia: a construção civil. Não podemos deixar de citar também a água mineral. O plantio no Estado do Rio Grande do Norte concentra-se nas cidades de Mossoró, Apodi, Baraúnas e parte do Vale do Assú, esses solos estão situados em cima da chapada do Apodi, que além de ser formada...
tracking img