Cabo mais fino que cabelo pode disparar avanços na computação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cientistas criaram um cabo minúsculo que pode abrir caminho para uma série de saltos tecnológicos em áreas como energia solar, computação e medicina. O cabo é muito mais fino que um fio de cabelo e écapaz de transmitir luz visível.

O desenvolvimento do cabo, descrito no periódico científico Applied Physics Letters, envolve uma reinvenção do cabo coaxial, que virou lugar comum em laresequipados com TV por assinatura ou Internet em alta velocidade, em escala minúscula.

O cabo coaxial é utilizado há décadas por suas enormes qualidades de eficiência de transmissão de sinais. Ele tem umfio interno revestido por uma camada isolante e por outra cobertura de metal. Isso permite que ele possa transmitir sinais eletromagnéticos com tamanhos de ondas maiores que seu próprio diâmetro."Estamos fazendo algo bem conhecido, com exceção de que nós reduzimos as dimensões de maneira significativa em relação ao cabo coaxial comum", disse Michael Naughton, presidente do departamento defísica do Boston College e um dos cientistas envolvidos no trabalho.

Eles conseguiram produzir um cabo coaxial transmissor de luz que contém um "fio" de carbono revestido de material isolante e por umfio externo de alumínio. Ele tem cerca de 300 nanômetros de diâmetro, muitas vezes menor que um fio de cabelo humano, com o fio central ficando do lado de fora em uma das pontas para funcionar como aentrada da luz.

A luz visível possui um comprimento de onda de 380 a 750 nanômetros, mas os cientistas conseguiram espremer isso em um cabo menor que essas dimensões. Eles transmitiram um sinalde luz vermelha e verde pelo cabo, mostrando que ele pode enviar um amplo espectro de luz visível.

"Não é como a velocidade da luz, mas é provavelmente 90 por cento dessa velocidade. Mas isso aindasim é milhares de vezes mais rápido que eletricidade", disse Naughton.

A invenção tem o potencial de liderar numerosos avanços tecnológicos, acrescentou o cientista. "É importante porque é...
tracking img