Caatinga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Para caracterizar a Caatinga antes de mais nada deve-se desfazer de alguns preconceitos, principalmente daqueles relacionados aos aspectos da pobreza paisagística e da biodiversidade,características adotadas por quem desconhece a riqueza e importância deste bioma. Considerando que dentre as habilidades do Engenheiro Florestal esta a capacidade de uso da matéria prima derivadosdas florestas de forma sustentável, este deve saber ainda mais que as características que compõem este bioma, o faz distinguir dos demais, possuindo sem dúvidas importância para a sociedade.
Quandocomparada com as luxuriantes florestas tropicas, embora a diversidade de plantas e animais em ambientes áridos e semi-áridos, as plantas e os animais presentes neste ambiente apresentam adaptações parasobreviverem no mesmo, sendo essas características que torna a flora e a fauna endêmica das condições deste bioma.
É importante destacarmos que a Caatinga é o único bioma restrito ao territóriobrasileiro, ocupando basicamente a região Nordeste, com algumas áreas no estado de Minas Gerais. De acordo com ANDRADE & LIMA, 1981, este bioma inclui os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, a maior partedo Paraíba e Pernambuco, sudeste do Piauí, oeste do Alagoas e Sergipe, região norte e central da Bahia e uma faixa estendendo Minas Gerais seguindo o rio São Francisco.
O intrigante é que nem todossabem a origem do nome Caatinga, Segundo ALBUQUERQUE & BANDEIRA, 1995; este nome vem do Tupi-Guarani e significa “Floresta Branca”, uma vez que caracteriza o aspecto da vegetação na estação seca,quando as folhas caem e permanecem apenas os trocos brancos e brilhosos das árvores e arbustos.
A etiologia Tupi-Guarani consiste das partículas ca’a planta pu floresta; ti, branco (derivado de moroti,branco); e o sufixo ‘ngá (angá) que lembre perto de, assim, “a floresta esbranquiçada” (PERALATA & OSUNA, 1952).
Quanto as principais características da Caatinga podemos destacar a forte presença...
tracking img