Caatiganca e restinga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho comentará alguns pontos e curiosidades sobre dois biomas.caatinga e restinga.Temos como objetivo tirar esclarecer as duvidas e curiosidades.Caatinga é um bioma que existe exclusivamente no Brasil por seu clima seco entre outros fatores.A restinga também é um bioma,que também existe no Brasil.Este bioma é diferente por área,vegetação,fauna,etc.1. Caatinga


1. sobre a Caatinga


A caatinga é um bioma que se concentra na região nordeste do Brasil. A catinga vem to tupi-guarani que significa “mata branca”,que existe apenas no Brasil.Possui extensão territorial de 734.478 dequilômetros quadrados.Ela está presentes nos estados do Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Sergipe,Alagoas,Bahia,Piauí,e norte de Minas Gerais.Com o solo raso e pedregoso embora fértil. Suas atividades econômicas são a pecuária extensiva e agricultura irrigada


2. RELEVO


O relevo é muito desgastado pelos habitantes e tem a característica de um  "inselberg".Ao longo do tempovão formando grandes planícies e cumes.Além disso o relevo não é muito alto por ter sido desgastado com o passar dos tempos.As duas formações dominantes são os planaltos e grandes depressões que são fragmentos de rochas sobre o solo.Inclusive nos lugares mais altos também é existentes.É super comum olhar para os topos dos planaltos nordestinos e ter a sensação de que as pedras irão rolar aqualquer instante.Mas isso não é possível e sim comum no relevo deste bioma.(Fig.1)























(Fig.1)










3. CLIMA


As temperaturas variam de 25º C e 29º C e o clima é de baixa umidade. Na estação seca a temperatura do solo pode chegar até 60°C e um lugar que a chuva é bem menos que outros lugares,essa ausência da chuvapode chegar de 8 a 9 meses de seca por ano.O rio ,por exemplo, seca por várias vezes durante o ano .A ação do ser humano já alterou 80% da cobertura original da caatinga ,que então atualmente tem menos de 1% da sua área protegida Depois das chuvas ,a recuperação do bioma é muito rápido,surgindo pequenas plantas e árvores.(Fig.2)(Fig.2)



4. SOLO


O solo é raso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica, já que a decomposição desta matéria é prejudicada pelo calor,intensos durante todo o ano na caatinga.(Fig.3)


















(Fig.3)
5. VEGETAÇÃO
As plantas encontradas na caatinga são adaptadas ao clima seco e a pouca quantidade água. Algumas armazenam águas,outras possuem raízes superficiais para captar água da chuva. E existem a que possuem menos folhas e espinhos para transpirarem menos. A vegetação é formada por: arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura;o arbustivo,com vegetação de 2 a 5 metros;e o herbáceo abaixo de 2 metros. Algumas espécies de bromélias (exemplo da caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas eredes, pois são ricas em fibras vegetais. Os cactos aparecem muito na vegetação da caatinga (Fig.4)






















(Fig.4)







6. FAUNA

A maioria dos animais da caatinga tem hábitos noturnos, o que evita que se movimentem em horas mais quentes.A fauna da caatinga é diversificada:


Répteis:


Ex. Lagartos, cobrasetc. (Fig.5 e 6)



















(Fig.5-Lagartos) (Fig.6-Cobras)

Cachorro do mato, arara azul(ameaçada de extinção),asa branca, veado catingueiro entre outros animais(Figuras 7,8,9 e 10)

























(Fig.7-Cachorro do Mato) (Fig.8-Arara-Azul)...
tracking img