Business to business - magazine luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Business to Business

O que é B2B?

São empresas vendendo e comprando umas das outras on-line. Mas é algo maior do que apenas comprar e vender, o B2B consiste em evoluir para um circulo que abrange toda a cadeia de suprimentos e seu fornecedores/parceiros a ser gerenciada.

A Evolução
O B2B é visto atualmente como a verdadeira razão de ser do universo digital. Pois antes de se pensar noconsumidor final (B2C), as empresas já experimentavam os avanços tecnológicos de relacionamento entre parceiros e fornecedores.
Devido à grande flexibilidade existente no meio dos negócios, ao contrário dos consumidores, a maior parte das empresas tem investido em B2B para ganhar agilidade nos processos de distribuição, estoque, atendimento, fluxo de pedidos, orçamentos, etc.

Aplicação
Omundo do e-business afirma os investimentos neste campo se espelhando nos estudos de mercado como o feito pelo Gartner Inc. que estima que o volume financeiro em torno do ambiente eletrônico corporativo irá ter um crescimento de quase 400% entre os anos de 2001 e 2007.
No entanto a implantação desse modelo, ou seja, a transição das técnicas já utilizadas há anos para novas tecnologias não é algosimples. Em muitas empresas de médio e pequeno porte, com ênfase no setor industrial, não obtém um retorno em um curto prazo, aparentando ser uma ação que reflete pouco no caixa da organização. Porém olhando através de uma lente otimista, baseada em estudos reais de mercado, conclui-se que não é necessário ficar esperando a consolidação dos que já aderiram, pois quem está em estágio avançado já possuiresultados muito compensadores.
Um exemplo disso são as empresas que possuem em portal de e-procurement já em atividade. Estas mergulharam completamente no ambiente de comércio eletrônico com clientes e fornecedores, investindo cerca de US$ 1,5 bilhão entre 147 organizações, e a economia gerada passa as casas dos US$ 19 bilhões nas despesas anuais destas.

Impacto Tecnológico
O impactocausado por estas mudanças pode variar de acordo com o porte da empresa, a localização e também pela situação atual do mercado. Tomando como exemplo uma grande rede varejista, o investimento em um portal B2B significa a implementação de soluções voltadas a atender e gerenciar pedidos de milhares de fornecedores que muitas vezes tem freqüência diária. Para que um portal como este funcione beneficamentepara a empresa, são necessárias outras soluções relacionadas ao e-commerce, reunindo e valorizando as qualidades da tecnologia aplicada nesse. Sistemas de gestão empresarial e de relacionamento com clientes (CRM), gerando um fluxo bilateral de comunicação entre os departamentos da organização, dividindo o mesmo ambiente corporativo.
No caso de empresas de menor porte, este fluxo passa a ser algomais simples, mais direto. Para que um fornecedor da base da pirâmide possa verificar se há algum pedido, basta ter uma máquina com Internet, onde este acesse o portal privativo de seu cliente. Verifica-se o pedido, a demanda, e automaticamente finaliza-se a transação. Isto é apenas o começo, que conforme o tempo vai passando, os fluxos se tornam mais complexos até que outros sistemas tenham queser agregados para gerenciamento dos dados.

E-marketplaces
O universo do B2B tem dado atenção especial a este título, que são "espaços de compra e venda". Mesmo para uma empresa do topo da pirâmide não necessite de grandes investimentos em tecnologia por parte de seus fornecedores, o treinamento é algo que a desafia, o convencimento da malha de negócios é algo imprescindível para aviabilização das operações.

As aplicações de B2B acessam os seguintes tipos de informações:
• Produto: especificações, preços;
• Consumidor: compras históricas, perfil;
• Fornecedor: linha de produtos, condições de vendas;
• Processo do produto: capacidades, comprometimentos;
• Transporte: custos, tempo;
• Estoque: níveis, locais;
• Competidor: benchmarking, market share;
• Vendas e marketing:...
tracking img