Trabalho de sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera Educacional - Unidade FACNET
Bacharel em sistemas de Informação – Sistemas Operacionais
Período: 3º Semestre Turma: “A”
Professor (a): Daniel

ATPS - ETAPAS Nº 3 e 4

Alunos: Jailson Fragoso Barreto RA: 2162253038
Lucky Walterson de S. Veras. 1044135376
Marcos Vinicius C. Da Silva Pereira 1053014694
Tiago Rodrigues Gonçalves 1053014732ETAPA Nº3

Fazendo backup nos Sistemas Operacionais; Ubuntu 10.10 e no Windows 7.

Ubuntu 10.10

Para fazer backup no Ubuntu não é um processo tão fácil, porém existem ferramentas que facilitam essa tarefa. O Simple Backup é uma ferramenta que permite fazer o backup de todos os arquivos e pastas do SO.
O Simple Backup não é uma ferramenta que já vem previamente instalada no Ubuntu. Para usá-laé preciso baixar e instalar primeiro; vá em Aplicativos > Acessórios > Terminal. No terminal digite: sudo apt-get install sbackup . Esse comando vai baixar e instalar o Sbackup automaticamente.

[pic]

Feito isso indo até o menu Ferramentas de Sistema (Aplicativos > Ferramentas de sistema) o Simple backup já vai estar instalado

[pic]

Para configurar um backup basta abrir o SimpleBackup-Configuration. A primeira aba do programa é a “Geral”, nela é possível configurar o intervalo de tempo em que deve ser realizado um novo backup automaticamente, permite escolher se os dados copiados sejam comprimidos (“Compression format”) e ainda há possibilidade de dividir o conteúdo total do backup em quantas partes desejar.

[pic]
A próxima aba é a de, “Inclusões”. Nela é definida quaispastas e/ou arquivos serão incluídos no backup. Clique sobre o botão “Adicionar arquivo” para inserir arquivos individualmente ou em “Adicionar pasta” para incluir um diretório completo.

[pic]

A aba de “Exceções” é uma das principais características do Simple Backup do Ubuntu. È possível definir quais arquivos, pastas ou subpasta não serão incluídas no backup – é possível definir exceções paraformatos de arquivo também.

[pic]

É preciso definir um “Destino” para o backup, ou seja, onde ele deverá ser salvo (no computador, na rede ou em algum disco ou mídia removível).

[pic]

Na guia “Schedule” você define o período de tempo em que deve ser realizado o backup. É possível selecionar de hora em hora (“Hourly”), diariamente (“Daily”), semanalmente (“Weekly”) ou mensalmente(“Monthly”). Se preferir, ative a opção “Custom” e insira um valor personalizado.

[pic]

A penúltima aba “Limpeza”, exclui backups antigos. Selecione a opção “Simple cut-off” para que toda e qualquer backup antigo seja removido quando um novo for criado. A outra opção, “Logarithmic”, é inteligente e reserva algumas cópias.

[pic]

Com o backup configurado é preciso salva-lo Para isto, cliquesobre o botão “Save configuration”, cujo ícone é um disco rígido sobreposto por uma seta verde, presente na barra de ferramentas do programa.

[pic]

Windows 7
Para fazer um backup no Windows vá até o Menu Iniciar digite “Backup” no campo de pesquisa e clique na opção “Backup e Restauração”.
[pic]

Ao clicar na opção “Backup e Restauração” ele abrirá uma tela com a opção de “ConfigurarBackup”, clique nela para configurar o backup (essa opção só aparece na primeira vez que o backup for iniciado).
[pic]

A segunda tela é a de escolher onde o backup será salvo, é possível salvar no próprio computador em uma mídia ou disco removível ou em um local na rede. Seleciona o local onde será salvo e clique em “Avançar”.
[pic]
A tela seguinte é de definir quais pastas serão salvas nobackup. O Windows 7 vem com duas opções “Deixar o Windows escolher” e “Deixar que eu escolha”. Caso escolha a primeira opção o Windows vai direto para a tela de finalização do backup. Agora se a segunda opção for selecionada o Windows vai para a tela de escolha das pastas que serão salvas.

[pic]

Ao selecionar as pastas clique em avançar e a tela de finalização do backup irá aparecer. É...
tracking img