Business inteligence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
B.I Business Inteligence







































Introdução



A inteligência Empresarial , ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as edesenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.

Organizações competitivas acumulam “inteligência” á medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados. Cada sistema de BI determina uma metaespecifica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos , sejam eles de longo ou curto prazo. Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas deinformação.




Resumo







Este trabalho foi elaborado para mostrar a dimensão da tecnologia aplicada a B.I (Business Inteligence) e os conceitos básicos para desenvolver a empresa de maneira mais viável e adaptativa , mostramos alguns conceitos relacionados ao B.I e fazemos menção a algumas ferramentas . Ao longo deste artigo será possível visualizar diferentes visões edimensões da aplicação que pode ser feita com B.I .

Business intelligence (BI) visa fazer decisões de negócio melhores com o uso de uma categoria larga de sistemas, de aplicações e de tecnologias de informação da gerência para recolher, armazenar, analisar, e fornecer o acesso aos dados. BI usa-se informação oportuna e exata fazer decisões.
  Técnicas baseadas em computador utilizados nospotting, pesquisar, e analisar o "bruto" de dados corporativos, tais como receitas de vendas de produtos ou serviços, ou os custos associados e rendas. Os objectivos de um exercício de BI incluem (1) a compreensão das forças internas e externas de uma empresa e fraquezas, (2) a compreensão da relação entre os diferentes dados para melhor tomada de decisão, (3) a detecção de oportunidades de inovação,e (4) redução de custos ea optimização dos recursos.
Palavras Chave:

BI- Business Inteligence, Data Warehouse.




Metodologia



A pesquisa foi elaborada com base em estudos bibliográficos, trazendo os conceitos e melhores ferramentas para o desenvolvimento voltado para B.I .

Desenvolvemos uma metodologia de analise de B.I ( Business Intelligence ) utilizando comopadrão as ferramentas e a forma como é desenvolvido os projetos, elaborando um plano de implementação e reorganização das informações nas empresas de TI .

Esta metodologia será aplicada de forma que as empresas possam utilizar as estratégias para gerar melhores condições de desenvolvimento entre os seus clientes e a empresa prestadora de serviços, como terceiros e também podendo ser aplicadadentro da própria empresa.



A história do B.I e sua aplicação dentro das corporações


De acordo com Rosini (2003), o surgimento do conceito business intelligence ocorreu na década de 1970 juntamente com os primeiros produtos utilizando o mesmo. A implicação era que, para utilizá-lo, o profissional precisava ter bons conhecimentos de programação, onde, se perdia em agilidade. O surgimentodos bancos de dados relacionais, dos Pcs e das interfaces gráficas possibilitou a modernização dos produtos business intelligence.
O grande diferencial das ferramentas de business intelligence atuais é que qualquer profissional de uma empresa, seja ele engenheiro, médico ou auxiliar administrativo, pode fazer consultas ao banco de dados e gerar relatórios sem a necessidade de conhecimentos...
tracking img