Burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO III - Burocracia

III.1 – Características da Burocracia
De acordo com Max Weber, os atributos da burocracia moderna incluem a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente indestrutível.
III.2 – Antecedentes
A partir de 1940, surgiram críticasa teorias clássicas, pelo excesso de mecanicismo e à teoria das relações humanas. Alguns estudiosos foram buscar na obra do economista Max Weber inspiração para uma nova teoria, mais sólida e mais abrangente, que servisse de orientação para o trabalho do administrador.
III.3 – Conseqüências Sociais e Importância no Processo Produtivo

Dentre suas vantagens estão, a rapidez nas decisões,uniformidade das rotinas e procedimentos, constância e a formalização que evita atritos entre pessoas. Porém, para toda teoria há uma apreciação crítica, e as suas maiores críticas estão no excesso de formalização que ela pode trazer, o apego aos regulamentos que acomodam funcionários, a resistência à mudanças já que as rotinas foram absorvidas, exibição de sinais de autoridade como salas e materiaisdiferenciados que caracterizam o poder, a dificuldade no atendimento aos clientes, conflitos com o público, entre outras. Ainda assim devemos apreciar esta teoria, que, melhorada ao longo dos anos, é responsável pela organização de tudo que nos cerca.
Um dos grandes exemplos da importância da Burocracia é a recente crise mundial. A ausência de Burocracia no setor imobiliário americano gerou umainadimplência que poderia ser evitada, que conseqüentemente gerou uma bola de neve afetando os bancos, as empresas, e no fim, a economia mundial. Por isso ao ter o crédito aprovado por uma financeira ou um banco por exemplo, você é submetido à diversas avaliações. Estas avaliações são a burocracia que garantem a integridade destas empresas.

MAXWEBER

Max Weber (1864-1920), sociólogoalemão, foi o criador da Sociologia da Burocracia. Foi professor das Universidades de Friburgo e de Heidelberg e ficou famoso pela teoria das estruturas de autoridade. Com a tradução de alguns de seus livros para a língua inglesa, por Talcott Parsons, tomou corpo nos Estados Unidos a Teoria da Burocracia em Administração. Sua obra é realmente muito vasta. Seu principal livro, para o propósito desteestudo, é "A Ética Protestante e o Espírito de Capitalismo", São Paulo, Livrada Pioneira Editora, 1967.

ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA

A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração ao redor dos anos 40, em função principalmente dos seguintes aspectos:
a) A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, ambasoponentes e contraditórias entre si, mas sem possibilitarem uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais. Ambas revelam dois pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo, tanto da estrutura como dos participantes da organização.
b) Tornou-se necessário um modelo de organização racional capaz decaracterizar todas as variáveis envolvida, bem como o comportamento dos membros participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas.
c) O crescente tamanho e complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. Alguns historiadores verificaram que a "indústria em grande escala depende da suaorganização, da Administração e do grande número de pessoas com diferentes habilidades. Milhares de homens e mulheres devem ser colocados em diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos: os engenheiros e administradores no alto da pirâmide e os operários na base. Devem executar tarefas específicas, devem ser dirigidos e controlados. Tanto a Teoria Clássica como a Teoria das...
tracking img