Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LÍNGUA PORTUGUESA: “AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO”

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA – Língua Portuguesa, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Nanci Gomes Sampaio
Centro Associado: Mogi Guaçu

MOGI GUAÇU
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04
2 LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO... 052.1. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO 06
2.2. METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA 09
2.3. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO 11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho de Produção de Aprendizagem discutiremos sobre o tema: “Língua Portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino”, a importância da linguagem para inserção da pessoa nasociedade, na busca de sua autonomia e dos seus direitos como cidadão, as teorias sobre o desenvolvimento cognitivo e a aquisição da linguagem oral e escrita e o trabalho pedagógico a partir da perspectiva da produção de texto observando as diversas formas de utilização da escrita na sociedade.
O objetivo principal deste trabalho é absorver mais conhecimentos sobre nossa prática, melhorando eaprendendo cada dia mais. Consolidar nossas bases teóricas para a reflexão sobre os diferentes modelos de ensino e os que melhor se aplicam para conduzir nossos alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Entender como nossa mente trabalha para alcançar este objetivo e proporcionar os meios adequados para que os alunos o alcancem.
A base para o desenvolvimento desse trabalho foi,principalmente, a leitura dos livros apresentados nesta UTA: “Metodologia da Alfabetização” (Valle, 2007), “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa” (Gomes, 2007) e “Praticas de escrita para o letramento no ensino superior” (Hartmann; Santarosa, 2010).
As disciplinas desta UTA – LÍNGUA PORTUGUESA que integram a presente PA são: Metodologia da Alfabetização; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa;Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto.
Vamos discorrer sobre como se desenvolve na mente humana os conhecimentos relativos à linguagem e quais as práticas mais adequadas para auxiliar nossos alunos a alcançar a autonomia no uso das suas diversas formas, oral e escrita, interagindo com a sociedade e usufruindo de seus direitos como pessoa e cidadão.
Conhecer o trabalho de importantesautores e suas teorias sobre a aquisição da linguagem, que nos darão base para solidificação de nossas estratégias de trabalho daqui para frente.
Compreender a importância do aprendizado com significado, da leitura, do estudo árduo e da reescrita, para nós e nossos alunos, para que nos tornemos leitores e escritores eficientes.

2 LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DEENSINO.

O desafio que enfrentamos ao ensinar a língua portuguesa é que não basta alfabetizar o aluno, mas devemos cuidar em torná-lo capaz de usar com eficiência o que aprendeu. Ele deve ser capaz de ler e escrever conscientemente. Esta habilidade é essencial para que ele tome seu lugar na sociedade, para que exija e lute pelos seus direitos.
É o chamado letramento que consiste em além dealfabetizar, tornar o indivíduo capaz de utilizar o que aprendeu de forma satisfatória, usufruindo destas praticas na sua vida diária.
Muito se tem discutido sobre como acontece à aquisição da linguagem pelo ser humano. Quando nascemos, começamos imediatamente a interagir com o meio e com as pessoas. Nosso cérebro começa a decodificar o significado dos gestos, expressões faciais, e também, daspalavras. Assim, uma criança que apresente desenvolvimento normal, por volta dos quatro anos de idade, dominará perfeitamente sua língua materna, e será plenamente capaz de comunicar-se através da fala.
Importantes autores contribuíram para criarmos um entendimento sobre esse processo. Suas teorias nos ajudam a traçar um plano de ensino adequado às necessidades dos nossos alunos. Assim também, os...
tracking img