Burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01. Diferencie Poder, Autoridade, Dominação, Liderança e Gestão, relacionando esses conceitos.


O poder traduz-se na habilidade de influenciar outras pessoas. Nas organizações públicas pode significar fazer com que as tarefas sejam realizadas, apesar da resistência dos outros/servidores. A maneira de se alcançar essa realização, é que pode variar de acordo com as ferramentasempregadas. Uma delas é a autoridade, ou o poder legítimo que, pela força da hierarquia e da estrutura legal, determina quais pessoas e/ou servidores sigam ordens.


Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da organização. É a capacidade de fazer com que um grupo, ainda que sob circunstâncias adversas, responda positivamente à indicação de umrumo de ação, por reconhecê-la como viável e necessária. Liderar, portanto, é influenciar legitimamente pessoas. É também a capacidade de levar o servidor a cooperar espontaneamente. A liderança é determinada pela qualidade das decisões cotidianas. A maioria dos papéis de liderança tradicional vem junto com o poder.


Autoridade é a habilidade de levar os outros a fazer algo com boavontade. A administração é profundamente influenciada pelas pressuposições implícitas ou explícitas a respeito da natureza das pessoas, sendo certo que nessas pressuposições há uma distinção entre liderança e dominação. A Dominação é mantida através de um sistema organizado e não por um reconhecimento espontâneo. O objetivo do grupo é escolhido pelo chefe, de acordo com seus interesses,sem levar emconta os interesses do próprio grupo. Na Dominação há pouco ou nenhum sentimento de participação na consecução dos objetivos. No ambiente dedominação há um distanciamento entre chefe e subordinados e o chefe procura manter essa distância como uma das formas decoação sobre o grupo.


Um dos marcos teóricos centrais, envolvendo as definições de poder e de dominação, reside na contribuiçãoda teoria weberiana que as associa à capacidade de um indivíduo de impor sua vontade a despeito de eventual resistência de outro indivíduo ou grupo. Por sua vez, a dominação é definida como uma forma específica e diferenciada de exercício de poder, caracterizada pela possibilidade de encontrar nas pessoas, anuência à determinada prática desejada.
Poucos líderes desenvolvem a autoridadepara acompanhar o poder que lhes foi confiado. Para Max Weber, o poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, as pessoas a obedeceremdeterminada vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo.


Assim, resumidamente, podemos concluir que liderança está associada aos atos do líder/autoridade, frente a seus liderados, reconhecendo que se alcança objetivos com ogrupo e não através dele.


02. Que relação há entre Autoridade e Responsabilidade?

A responsabilidade baseia-se em assumir os objetivos propostos pela organização, sem ferir a ética do trabalho, respondendo a estes objetivos com serenidade e motivando a execução de ações para alcança-los. A da responsabilidade é responder aos desafios impostos pela organização, com atitudesconscientes, observando a necessidade presente e a expectativa de conclusão no futuro.


A autoridade e a responsabilidade estão intimamente ligadas na estrutura de uma organização, sendo que a primeira pode ser delegada, enquanto que a segunda tem fórum intimo, ou seja, torna-se uma obrigação pessoal.


A autoridade e a responsabilidade estão interligadas e são característicasextremamente determinantes na obtenção do sucesso de organização.


03. Por que a incerteza, a centralidade e a baixa permutabilidade devem estar “todas” presentes para que se obtenha poder? Explique como o poder de um grupo pode ser reduzido por um aumento na permutabilidade.



Porque, o poder, para ser exercido, depende da relação de dependência entre aquele que detém o poder, e,...
tracking img