Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Vivemos um aumento de todos os tipos de violência no cenário escolar mundial, protagonizada principalmente por alunos em idade juvenil, ocasionadas segundo Farrington (2002) por fatores psicológicos, familiares, relativos a colegas, condição socioeconômica, vizinhança e circunstanciais, que necessitam de programas de políticas públicas eficazes de combate.
A escola,como ambiente onde ocorre a maior parte das violências juvenis, na pessoa dos seus profissionais de ensino, tem sentido a necessidade urgente de se posicionar frente a determinados tipos de violência, pois tem constatado na sua prática educativa o comprometimento não só do processo pedagógico, mas da sua função maior, de transformação social. Ainda segundo Farrington (2002, p. 51): “Chegou a hora deinvestir em prevenção centrada nos riscos, não apenas para combater a violência e a criminalidade, mas também para melhorar a saúde física, mental e o sucesso na vida.”
Em meio a tantas formas de violência uma tem se disseminado em todas as escolas, talvez porque durante muito tempo foi negada sob a conotação de uma brincadeira típica da vida estudantil; o bullying.
Temos visto naprática a manifestação do bullying se estender aos vários segmentos da sociedade, se intensificando nas escolas públicas ou privadas, inclusive na realidade do CIEP Brizolão 188 – Mariano Flor Cavalcante, onde a maior concentração deste fenômeno ocorre principalmente entre os adolescentes, alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental, cuja fase de desenvolvimento humano se enquadra na maiorpredominância deste tipo de comportamento violento.
Mediante a realidade em questão e baseados nos saberes que segundo Freire são necessários para que o professor consiga exercer sua prática educativa, onde entendendo profundamente sua realidade, possa intervir eficientemente sobre ela, pois conforme afirma (1996, p.29): “Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e meeduco.” Desenvolveremos um trabalho de pesquisa científica que promova o entendimento mais profundo sobre tal assunto, incluindo fatores como causas e consequências, procurando assim responder a seguinte questão: Como a escola deve agir de modo a combater efetivamente o fenômeno bullying entre os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental?
2. JUSTIFICATIVA
A justificativapara este projeto baseia-se na necessidade de conscientizar e instrumentalizar a escola para lidar em específico com o fenômeno bullying, pois entendemos que sendo ela a responsável pela formação da cidadania, precisa viabilizar o cumprimento de tal função, através inclusive do combate a atitudes de violência, que possam fazer com que a criança de hoje, se torne amanhã, um adulto com distúrbiospsicológicos e sociais, que interfiram negativamente na sociedade que se pretende formar. Segundo Torres & Turquino apud Milan (2007, p.227) a escola deve:
...possibilitar ao jovem uma leitura do mundo, levando-o a reconhecer o que é pertencente ao seu ambiente cultural e o que é externo. A partir disso, torna-se possível o processo de identidade coletiva, base para a perpetuação cultural, o quenão significa evidentemente uma estagnação, mas sim um processo de transformação consciente do ambiente cultural, inclusive capaz de respeitar e conviver com diferenças.

O bullying escolar é um tipo de violência que não só implica em problemas no processo de aprendizagem do aluno, mas vai além, atingindo o seu psiquismo, interferindo nas suas relações sociais, com sérios agravamentosposteriores, que justificam a necessidade do seu enfrentamento.
As pesquisas também mostram que, embora o bullying ocorra em todas as etapas da vida escolar e, ultrapasse inclusive os muros da escola, manifestando-se em vários segmentos da sociedade, se acentua no período da adolescência, dentro das instituições de ensino, o que justifica tal predominância constatada entre os alunos do 2º...
tracking img