Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UDF COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

ADRIANA PIRES SOUZA CIDADE

BULLYING ESCOLAR – UMA REALIDADE AINDA DESCONHECIDA

Brasília 2008

ADRIANA PIRES SOUZA CIDADE

BULLYING ESCOLAR – UMA REALIDADE AINDA DESCONHECIDA
Monografia apresentada à Banca examinadora do UDF (Centro Universitário do Distrito Federal) como exigência parcial para obtenção do grau debacharelado em Direito sob a orientação do Professor Especialista Valdinei Cordeiro Coimbra.

Brasília 2008

FICHA CATALOGRÁFICA

Cidade, Adriana Pires Souza Bullying Escolar – Uma Realidade Ainda Desconhecida / Adriana Pires Souza Cidade.-- Brasília [S.n], 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso do UDF. Curso de Direito. 1. Bullying. I. Título. CDU – XXX.XX
Proibida a reprodução total ouparcial, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrônico ou mecânico, inclusive através de processos xerográficos, sem permissão expressa do Autor. (Artigo 184 do Código Penal Brasileiro, com a nova redação dada pela Lei n.º 8.635, de 1603-1993).

ADRIANA PIRES SOUZA CIDADE

BULLYING ESCOLAR – UMA REALIDADE AINDA DESCONHECIDA
Monografia apresentada à Banca examinadora do UDF – Centro Universitáriodo Distrito Federal, como exigência parcial para obtenção do grau de bacharelado em Direito.

Aprovado pelos membros da banca examinadora em ____/____/_____, com menção _____ (_____________________________________________________).

Banca Examinadora

__________________________________________________________

Valdinei Cordeiro Coimbra
Orientador Centro Universitário do Distrito Federal____________________________________________________________

Valdir Alexandre Pucci
Examinador Centro Universitário do Distrito Federal

____________________________________________________________

Hildebrando Afonso Gomes Santana Carneiro
Examinador Centro Universitário do Distrito Federal

A Deus, razão da minha existência. Ao meu querido e amado pai Antonio Cidade, pelo incentivo aos meus estudos epor ser um exemplo de pessoa para mim. Saudades. A minha amada mãe Marilde Cidade, sempre presente nas dificuldades, um baluarte em minha vida. Aos meus adorados filhos, Tiago e Mateus, que são os responsáveis pela minha luta em terminar essa graduação. Meu eterno amor.

AGRADECIMENTOS

A Deus, porque sem Ele nada sou, nada realizo. Em especial ao meu querido Sebastião Justino, companheiro semprepresente, apoio em todos os momentos, minha eterna gratidão. Ao meu orientador Valdinei Coimbra, pelas dicas valiosas e pela paciência com as minhas inseguranças. Às minhas irmãs, Patrícia, Luciana e Mariane. A minha tia Beta, pessoa única em minha vida. E a todos que de alguma forma me ajudaram na conclusão do meu curso.

“Amas muito os teus pequeninos, não é assim? Ama-os, que bem to merecem;mas se lhes queres deixar uma riqueza inigualável, que nenhuma outra suplantará, educa-os no amor de Deus, no culto ao bem e no hábito do trabalho. Se ficarem pobres de bens terrenos, ficarão riquíssimos de virtude.” Eça de Queiroz

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas escolas: o bullying escolar. Agressões entre alunos, físicasou morais, que trazem conseqüências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves seqüelas na vida dos jovens. Demonstrar que os pais e a escola são responsáveis por suas crianças e como tal não podem ser omissos. Efinalmente, a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças e adolescentes envolvidos. Palavras-chave: bullying, violência nas escolas, agressões a criança e ao adolescente, violência psicológica.

LISTA DE GRAFICOS

Gráfico 1 – População Envolvida na Pesquisa..........................................................19 Gráfico 2 – Ocorrência de intimidações...
tracking img