Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


No universo da educação um dos problemas que a muito vem sendo discutido é a questão da violência escolar. Este tipo de conflito não é fato recente visto que sempre ocorreu no ambiente das escolas, mas antes as características da violência não eram tão percebidas ou tão evidenciadas como na atualidade, no que se referem às situações como agressões entre docentes e discentes eviolência dentro e fora do ambiente escolar.
O BULLYING se caracteriza por um conjunto de fenômenos que envolvem brincadeiras agressivas, como darem nomes ao colega, perseguição contra determinados alunos, humilhação, depreciação, ridicularizarão, apelidos, cizuéis, falsas acusações e até mesmo agressões físicas, motivadas por pressão social, desigualdade ou preconceito.
Além das característicaspróprias acima citadas, o principal fator que caracteriza o BULLYING são as conseqüências que essa violência pode trazer.
Sofrimento a que estas vítimas são submetidas quase que diariamente causam mágoa, dor, angustias, podendo acarretar traumas e danos não só no panorama psíquico-afetivo das vítimas, mas também em relação à aprendizagem.
Como o BULLYING tem sido encarado na realidade escolar?Qual o papel do professor diante desse problema? Suas atitudes em sala de aula podem acarretar situações de BULLYING? Como o professor reage nessas situações? As medidas adotadas são eficazes?
Todos os envolvidos no universo escolar sabem da existência do BULLYING nas escolas, sabem da existência do BULLYING nas escolas, sabem a necessidade de combater esse fenômeno, mas encontram dificuldadesem colocar em prática as ações preventivas e combativas. Esse artigo busca responder algumas questões, conscientizar os professores sobre a existência do BULLYING, suas prováveis causas, conseqüências e a necessidade de prevenir e combatê-lo no contexto escolar.






CAPÍTULO 01.

A presente pesquisa buscou abranger os vários aspectos do tema BULLYING através da pesquisa em diversosmateriais relacionados ao assunto. Dentre eles, destacam-se os livros e artigos científicos, os quais através da leitura permitem compreender a real complexidade do tema em questão no panorama atual e a significância do desenvolvimento de novas pesquisas e conhecimentos sobre formas eficientes de combater e prevenir esse fenômeno.
Quando falamos em BULLYING, a obra de CALHAU (2008) esclarece quenão se tratam aqui de pequenas brincadeiras próprias da infância, mas de casos de violência, em muitos casos de forma velada, praticadas por agressores contra vítimas. Elas podem ocorrer dentro de salas de aula, corredores, pátios de escolas ou até nos arredores. Elas são, na maioria das vezes, realizadas de forma repetitiva e com desequilíbrio de poder.
Essas agressões morais ou até físicas podemcausa danos psicológicos para a criança e o adolescente facilitando posteriormente a estrada dos mesmos no mundo do crime.
É preciso buscar um diagnóstico do BULLYING naquela realidade escolar local.
O esclarecimento pode em muitos casos facilitar o controle dessas situações. Para que isso possa ser conseguido é necessário que haja um diálogo franco entre os envolvidos. Isso evitará que osenvolvidos tenham uma mensagem da sociedade que os problemas devem ser resolvidos com violência ou com a anulação moral dos mais fracos.
A atuação preventiva nesses casos é a melhor saída. Devemos coibir essas práticas e propagar, em vez de violência, a tolerância e a solidariedade. Agindo futura de crimes violentos decorrente das situações de BULLYING; CALHAU (2008). Aponta que os autores doBULLYING vêm de famílias pouco estruturadas, com pobre relacionamento afetivo entre seus membros, são poucos supervisionados pelos pais e vivem em ambientes onde o modo de resolver problemas é baseado no uso de comportamentos agressivos ou explosivos.


CAPITULO 2


Não é de hoje que o BULLYING vem ganhando espaço no ambiente escolar. De acordo com CHALITA (2008), os primeiros estudos que se...
tracking img