Bullying e planejamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLYING E PLANEJAMENTO ESCOLAR Robson Souza Teles∗ RESUMO A violência no ambiente escolar merece uma especial atenção de todos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Qual o verdadeiro papel da família diante dos comportamentos de agressividade? Como identificar uma vítima de Bullying?Qual a responsabilidade dos educadores diante desse problema? A partir destas análisesverifica-se a necessidade de desenvolvimento de ações de prevenção ao agressor e que a família e os educadores estejam atentos a qualquer sinal de ação agressiva, pois se observa que não há métodos diagnósticos prontos para se determinar o bullyinista, mas pode-se utilizar nas escolas o desenvolvimento de ações preventivas que visam a conversão de ambientes violentos em espaços de convivência amigável.PALAVRAS-CHAVES: Bullying. Agressão. Violência. Escola. Família.

1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo conceituar e analisar as aplicações práticas nos planejamentos de aula acerca do Bullying, como também trazer aos futuros docentes a importância do planejamento de ações preventivas que visem difundir os malefícios dessa violência a todos da comunidade escolar.



Graduandos do cursode Matemática, da Faculdade Jesus Maria José- FAJESU

2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Planejamento O ato de planejar suas ações acompanha o homem desde o início de sua existência, pois a história dele é resultado do presente e do passado, ou seja, ao procurar satisfazer suas necessidades o homem produziu diferentes relações, dentre elas, as educativas. O ato de planejar é muito comum na vida dosseres humanos. Segundo Pribreram (2011, s/p.) planejar é “ definir antecipadamente um conjunto de ações ou intenções”. Diante do exposto, verifica-se a importância do ato de planejar. No ambiente educacional não é diferente é necessário planejar as ações para atingir os objetivos com eficiência.
Entende-se por planejamento um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meiosmateriais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação da situação original. (MENEGOLLA E SANT’ANNA, 2002, p. 18, apud MARTINEZ E LAHONE, 1977, p. 11).

No próprio ato de planejar deve se submeter a uma constante avaliação durante todo o processo. O planejamento requer:
Conhecimentoda realidade, das suas urgências, necessidades e tendências; definição de objetivos claros e significativos; determinação de meios e recursos possíveis, viáveis e disponíveis; estabelecimento de critérios e de princípios de avaliação para o processo de planejamento execução; estabelecimento de prazos e etapas para a sua execução. (MENEGOLLA E SANT’ANNA, 2002, p. 18, apud MARTINEZ E LAHONE, 1977,p. 11).

Muitos professores de hoje elaboram seus planejamentos com descaso, com a preocupação de somente cumprir formalidades, não dando o real valor ao ato de planejar. O planejamento é importante para a profissão docente porque ajuda o professor a definir os objetivos que atendam os reais interesses dos alunos, possibilitando a seleção e organização dos conteúdos mais significativos paraensinar, facilitando a organização destes de forma lógica, obedecendo a estrutura da disciplina, como também propicia a escolha dos melhores procedimentos e os recursos para desencadear um ensino mais eficiente, orientando-o no como o com que deve agir com maior segurança em sala de aula, evita improvisação, a repetição e a rotina no ensino, melhora a integração com as mais diversas experiências deaprendizagem, facilita ainda a integração e a continuidade do ensino e o ajuda a ter uma visão global de toda a ação docente e discente. (MENEGOLLA E SANT’ANNA, 2002).

2.2 Plano de Ensino Plano de ensino é o planejamento elaborado para o ano, semestre ou período. Esse planejamento deve ser realizado seguindo as diretrizes curriculares, mas adaptando-o a real necessidade da clientela, mas isso...
tracking img