pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
planejamento deve ser um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto escolar.


2.3 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

A partir da observação do espaço, das turmas e, em conversa com a Pedagoga elaborei um projetode intervenção bullyng escolar, baseado na dificuldade de algumas crianças em se adaptar no espaço escolar, conforme podemos ver em anexo o principal objetivo da proposta é favorecer um ambiente agradável oferecendo novas possibilidades, já que atualmente cada vez mais cedo as crianças estão ingressando na educação infantil devido a correria do dia-a-dia das suas famílias.Escola Conselho Escolar Abdias Branco


Estagiária: Maria Antonia Ferreira Cardoso



Projeto Bullying Escolar






Conteúdo Bullying escolar

Introdução

O presente trabalho foi elaborado com a finalidade de preencher os requisitos exigidos pelo estágio curricular obrigatório, e desenvolver a adaptação dosalunos no ambiente escolar.
Este projeto será desenvolvido na Escola Abdias branco. Educação infantil com cerca de 160 alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou maisalunos contra um ou mais colegas.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa (bully ), que significa
valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visadiscutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.



Justificativa

A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas. Discutir as questões ligadas á prática dobullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares.
Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meioseletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter conseqüências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema".



















ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão

RELATÓRIOFINAL



















GARANHUNS
2013
MARIA CARDOSO























ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão








Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.
Orientador: prof. Melina KlausTutor eletrônico: Patrícia de O.Morcella Noé
Tutor de sala: Janaina Carvalho Cordeiro







GARANHUNS
2013

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO 04
2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 04
2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE 04
2.3 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO...
tracking img