Bullying no ambiente escolar:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: ação docente preventiva contra o bullying no ambiente escolar com alunos do primeiro segmento do fundamental.

Introdução
A escola por ser uma instituição de ensino deve zelar e estar comprometida com a aprendizagem e o bem estar da criança. Todavia, esse ambiente que deveria ser agradável e sadio tem sido palco de atitudes frequentes, que envolvem atos deviolência entre os alunos, ficando evidente, dessa forma a conduta bullying.

A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Na língua portuguesa podem-se citar inúmeras denominações como: colocar apelido, assédio, perseguição, violência física, empurrões, excluir, intimidar, agredir ferir, ofender, etc. Segundo Fante,bullying é:
Palavra de origem inglesa, dotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar outra pessoa e colocá-la sob tensão. Termo que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais utilizado pela literatura psicológica anglo-saxônica nos estudos sobre o problema da violência escolar (2005, p. 27).
Esse fenômeno é uma modalidade de violência capaz deprejudicar aquele que participa dessa ação direta e / ou indiretamente provocando problemas psicológicos e emocionais.Dê acordo com Fante, ( 2005, p. 9 ) “ o bullying acarreta enormes prejuízos a formação psicológica, emocional e sócio-educacional do indivíduo que é vitimado por esse fenômeno”.
Chalita, (2008) destaca que as influências familiares, por adotarem modelos autoritários erepressores, o ambiente familiar super protetor, a relação negativa com os pais, a má educação, e influência de colegas podem desencadear a conduta dos bullies, que são comportamentos agressivos, racistas, ofensivos entre outros.
Como podemos perceber, esse fenômeno é desenvolvido em vários outros contextos além do escolar como nas famílias, nas forças armadas, nos locais de trabalho, nas prisões,enfim onde existem relações interpessoais. Porém, nos últimos tempos tem ocorrido com mais freqüências no ambiente escolar gerando a necessidade de conscientização e de combate, uma vez que o mesmo já é considerado um problema de saúde pública. Por isso, é preciso desenvolver um olhar observador tanto dos professores quanto dos demais profissionais ligado ao espaço escolar.
Sendoassim, deve atentar-se para sinais de violência, procurando neutralizar os agressores, bem como assessorar as vítimas e transformar os espectadores em principais aliados. Além disso, tomar algumas iniciativas preventivas.
Segundo o psiquiatra Gustavo Teixeira estudar e conhecer o bullying são fatores essenciais para uma intervenção eficaz.
Se o maior triunfo do bullying é agir à estreita omelhor triunfo para combatê-lo é fazê-lo sair das sombras. Como? Através do conhecimento, do reconhecimento que ele existe e de regras para evitá-lo. Esta reflexão gerou a necessidade de responder a seguinte questão: Qual o papel do professor na prevenção de casos de bullying no ambiente escolar com alunos do primeiro segmento do fundamental?
Diante de nosso questionamento, elaboramos osseguintes objetivos:
Objetivo geral
* Investigar as estratégias docentes na prevenção da prática do bullying no ambiente escolar com alunos do primeiro segmento do fundamental.

Objetivos específicos
* Discutir sobre bullying com intuito de entender algumas causas e consequências que desencadeiam a prática do bullying no ambiente escolar.

* Analisar a importância da intervenção docente naprática do bullying no ambiente escolar.
Justificativa
A finalidade desta pesquisa é refletir sobre o papel dos docentes no que tange a prevenção do bullying no ambiente escolar, Visto que na atualidade esse tema vem despertando cada vez mais, o interesse de profissionais das áreas de educação e saúde, em todo o mundo. Os pais de ontem, mostram-se perdidos na educação das crianças de...
tracking img