Bulling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito

Podemos definir bullying como um tipo de violência, física e/ou psicológica, vítima caracterizada pela repetição de atos e pelo desequilíbrio de poder entre agressor e.
Bullying compreende todas as formas de agressões como xingamentos, apelidos, fofocas, empurrões e chutes que ocorrem com frequência contra uma pessoa.
A palavra bullying tem sua raiz inglesa (bully, valentão),englobando um conjunto de atitudes negativas que podem ser realizadas por um indivíduo sozinho ou por um grupo de indivíduos “bullies”. Na língua portuguesa não há uma definição, porém, é algo como assediar, intimidar, sacanear, zoar, encarnar, implicar, perseguir.

Causas e Consequências do Bullying

Para quem pratica o Bullying:
 Tem uma falsa sensação de poder;
 Pode prejudicar suaconvivência com os colegas;
 Pode vir a adotar no futuro, comportamentos delinquentes;
 Pode tornar-se um adulto violento, inclusive com a família;
 Pode envolver-se em atos criminosos.
Para quem sofre o Bullying:
 Sente-se humilhado;
 Sente-se intimidado;
 Seu aprendizado é prejudicado;
 Sofre intensamente;
 Não consegue buscar ajuda;
 Isola-se dos colegas;
 Pode ter reaçõesviolentas;
 Tem medo de ir à escola;
 Sofre em silêncio;
 Sua autoestima fica abalada;
 Pode prejudicar a vida adulta;
 Sente dor;
 Pode tentar ou cometer suicídio.
Para quem testemunha o Bullying:
 Tem medo de vir sofrer o Bullying;
 Sente-se intimidado, indefeso e inseguro;
 Sofre em silêncio;
 Não sabe como ajudar a quem sofre o Bullying;
 Sente medo de ir à escola;
 Ficaansioso;
 Seu aprendizado é prejudicado;
 Pode acreditar que seja bom praticar o Bullying.
Caracterização do bullying
No uso coloquial "acossamento", ou entre falantes de língua inglesa, bullying é frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. O cientistasueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define bullying em três termos essenciais:
 O comportamento é agressivo e negativo;
 O comportamento é executado repetidamente;
 O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O Bullying divide-se em duas categorias:
Bullying Direto, Físico e Verbal é mais fácil deser percebido, pois são ataques abertos à vítima. Podem ser físicos – socos, empurrões, chutes, etc., ou verbais – colocar apelidos, ameaças, insultos, espalhar boatos e fofoca.

Bullying Indireto, Social e Psicológico é um tipo de agressão mais sutil e, por isso, mais difícil de ser percebido. São casos de pessoas que fazem caretas ou gestos obscenos para suas vítimas, que manipulamrelacionamentos, isolam e excluem colegas das atividades em grupo e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social.


CyberBullying
O cyberbullying é um tipo de bullying melhorado. É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, ocyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.

Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não sãoresponsáveis o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos.

Infelizmente os meios tecnológicos que, a priori, seriam para melhorar e facilitar a vida das pessoas em todas as áreas estão sendo utilizados para menosprezar e insultar outras pessoas. Não existe um tipo de pessoa específica para ser motivo de...
tracking img